TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUIMICA TECNOLÓGICA

Por:   •  28/9/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Eduardo Gómez Francia                      RGM: 11161102149

Pesquisa – Química Tecnológica

Ponto de fulgor

O ponto de fulgor, também conhecido como flash point, é a menor temperatura do fluido na qual há a liberação de vapores suficientes para que em contato com o oxigênio do ar atmosférico forme-se uma mistura que exposta a uma fonte de ignição se inflame sem a sustentação do fogo, ou seja, em uma visão superficial o ponto de fulgor mede a volatilidade, a tendência à evaporação do fluido, quanto mais baixo for o ponto de fulgor, maior é a formação de vapores e maior será o risco de incêndio e explosão no sistema.

O ponto de combustão (fire point) e a Temperatura de Autoignição (AIT) são propriedades do fluido relacionadas com o ponto de fulgor. O ponto de combustão de um fluido é a temperatura em que a combustão de vapores resulta numa queima continuada, ou seja, há a manutenção de chama.

Já a Temperatura de Autoignição é a temperatura mínima na qual o fluido se auto inflama na presença de oxigênio.

Ponto de Combustão

É a temperatura mínima necessária para que um combustível desprenda vapores e/ou gases combustíveis que, combinados com o oxigênio do ar e em contato com uma fonte externa de ignição, inflamem-se e sustentem uma combustão, mesmo depois de retirada a fonte externa de ignição.

Ponto de Ignição ou Autoignição

É a temperatura mínima em que ocorre uma combustão sem uma fonte externa de ignição, somente pela alta temperatura aplicada, quando o simples contato dos vapores com o oxigênio do ar já é suficiente para estabelecer a combustão.

Diferença entre os pontos

Temos que ponto de fulgor é menor que o ponto de combustão, e estes dois são menores que ponto de autoignição, podemos exemplificar com os respectivos valores: 200°C, 240°C e 350°C para um Fluido Térmico Orgânico mineral novo. A queda no ponto de fulgor leva também a queda no ponto de combustão e no ponto de autoignição. Para ocorrência de incêndio em um sistema de fluido térmico é necessária a formação do tetraedro do fogo composto pelo calor, combustível, oxigênio e a reação em cadeia.

O calor já é inerente do processo de aquecimento, o combustível é o Fluido Térmico Orgânico, o oxigênio está presente no ar atmosférico e para que o fogo continue deve ocorrer a reação em cadeia (sequência de reações provocadas, que acontecem durante o fogo). Assim, uma forma de evitar um incêndio é evitar o contato do fluido quente (formação com temperaturas acima de 130°C) com o ar atmosférico, ou seja, evitar vazamentos e retiradas de fluido térmico do sistema quente (definição de modos de operação da planta como rotina de parada /descomissionamento, desligamento emergencial entre outras).

REFERÊNCIAS

https://www.alsglobal.com/pt-br/news/artigos/2020/07/ponto-de-fulgor

https://polychem.com.br/curtas-boas/12-esclarecendo-os-pontos/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com