TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Quimica Enantiomêros e Talidomida

Por:   •  3/4/2017  •  Monografia  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 2

quimica Enantiomêros e talidomida

  1. enantiomêros

São moléculas orgânicas que são chamadas assim pelo o fato de sempre existir um de forma idêntica ao do outro porém invertida, como se estivesse em frente a um espelho. Mas nem sempre as moléculas enantiomeras que possuem estruturas químicas semelhantes possuem características fisiológicas aplicadas aos organismos vivos iguais, pois podem ser variadas mesmo com estruturas semelhantes (iguais). Os enantiomeros podem ser a base de substancias terapeuticas, pois os aminoacidos e açucares são enantiomeras uma da outra acabam tendo em casos distintos semelhanças químicas que as permitem serem as bases dessas substancias, pois de 20 aminoacidos 19 são enantiomeros.

                  [pic 1]

  1. talidomida

É um farmaco que começou a ser comercializado na Europa, nas decadas de 50 e 60, como sedativo.

                                      [pic 2]

Os enantiomeros da talidomida possuem atividade optica, sendo que o enantiomero (R) desvia o plano de luz polarizada para a direita e o enantiomero (S) desvia para a esquerda. Assim uma mistura recemica é opticamente inativa porque contem partes iguais desses dois enantiomeros. Somente o isomer dextrogiro, enantiomero, (S) era responsavel pelas propriedades analgesicas, sedativas e antessentires, enquanto a talidomida levogira (S) é teratogenica, isto é, provoca mutaões no feto. Nasceram cerca de 12mil criancas com má formação.

O estudo da talidomida, bem como de outros medicamentos, vem aumentando cada vez mais. Atualmente a talidomida é proibida em mulheres gravidas e em mulheres que não estejam utilizando dois metodos contraceptivos sob um rigoroso acompanhamento medico.

fontes:

  1. http://web.archive.org/web/20110126231135/http://quiprona.wordpress.com:80/2011/01/10/a-origem-extra-terrestre-de-moleculas-quirais/

  2. http://brasilescola.uol.com.br/quimica/talidomida.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (92.6 Kb)   docx (171.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com