TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Química Geral

Por:   •  25/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

LUCIANO BARBOSA DE LIMA

MAT.20223301269

TRABALHO DE  QUÍMICA GERAL

(AVA 1)

ANGRA DOS REIS

2022

Resposta

1.As ligações químicas tem forte influência sobre diversas propriedades dos materiais e correspondem à união dos átomos para a formação das substâncias químicas.

 Quando pensamos em Cerâmicas, logo imaginamos peças para construção civil, muito presentes em nossas casas. Embora as ditas ‘cerâmicas tradicionais’ estejam ao nosso redor, o estudo e desenvolvimento de outros materiais cerâmicos possibilitaram a criação e aplicação em diversas ramificações, dos mais simples aos mais tecnológicos.As propriedades que colocam as cerâmicas em posição de destaque em diversas aplicações são a dureza elevada, estabilidade funcional em altas temperaturas e sua resistência química e à compressão.

Algumas das aplicações das Cerâmicas devido às suas boas propriedades, as cerâmicas possuem uma enorme gama de aplicações. As cerâmicas tradicionais são as mais comuns e incluem as terracotas (argilas), abrasivos, faianças, faianças sanitárias e porcelanas. Juntamente com os vidros.

cerâmicas refratárias; são caracterizadas por sua estabilidade funcional em faixas de temperatura entre 500 e 1500ºC. O setor que mais demanda refratários atualmente é a indústria de ferro e aço – que utiliza aproximadamente 70% de todo refratário produzido empregando esses materiais nos revestimentos dos fornos que operam em temperaturas muito elevadas .

Cerâmicas Avançadas; por sua vez, possuem longa vida útil e podem desempenhar funções elétricas, magnéticas, ópticas, térmicas, químicas, mecânicas, biológicas e nucleares (blindagem de reatores nucleares).

2.ligação covalente é um tipo de ligação química em que os elétrons são compartilhados. Ou seja, os elementos vão estar ligados pelo compartilhamento desses elétrons. Essa ligação vai ocorrer quando ambos os elementos participantes da ligação quiserem receber elétrons. Nesse caso, a única solução para eles adquirirem estabilidade é compartilhando os seus elétrons.

Alguns pontos importantes sobre os compostos covalentes:

 Apresentam ponto de fusão e ebulição mais baixos que os compostos iônicos; São compostos de baixa dureza; Comparado aos compostos iônicos, possuem alta tenacidade; Quando puros, não conduzem corrente elétrica; Podemos encontrar esses compostos nos estados físicos sólido, líquido e gasoso na temperatura ambiente.Os compostos que fazem essa ligação são chamados de moleculares; Quando adicionados em água eles sofrem ionização. 

A ligação iônica é um tipo de ligação química que ocorre com uma atração entre cargas (íons).Nesse tipo de ligação, nós teremos um elemento perdendo elétrons e outro ganhando elétrons. Quando um átomo perde um elétron, ele vai adquirir uma carga positiva, visto que, o número de prótons será maior que o número de elétrons. Nós chamamos esse íon carregado positivamente de cátion.Temos também o ânion, porém esse íon é formado quando um átomo ganha um elétron, adquirindo uma carga negativa. Essa carga ocorre pelo fato de o número de prótons ser menor que o número de elétrons.Quando ocorrer essa perda e ganha de elétrons, nós teremos uma ligação iônicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com