TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOLDAGEM MIG

Por:   •  6/11/2017  •  Seminário  •  3.470 Palavras (14 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE PAULISTA

BRUNA FERNANDA DE PAES VALLI
CYNTIA PADIAL DA SILVA
ISABELLA FERREIRA CAMACHO
WAGNER
YGOR BATISTA CARDOSO







SOLDAGEM MIG

 

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2017


BRUNA FERNANDA DE PAES VALLI
CYNTIA PADIAL DA SILVA
ISABELLA FERREIRA CAMACHO
WAGNER
YGOR BASTISTA CARDOSO

SOLDAGEM MIG

                                                                           Trabalho de Processos de Fabricação
                                                                          Mecânica  para    obtenção de   maior
                                                                          conhecimento  na área dos cursos de
                                                                          Engenharia Mecânica e Mecatrônica.

                                                         Professor: Msc. Roniel de Souza Lima.

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

2017

**** VERSO DA FOLHA DE ROSTO ****

RESUMO

Os princípios da soldagem com arco protegido por gás, começaram a ser entendido nos anos de 1800, uma dessas soldagens é a soldagem MIG (metal inert gas) que é denominado por sua utilização de gás de proteção quando esta proteção utilizada for constituída de um gás inerte, ou seja, um gás normalmente monoatômico como Argônio ou Hélio, e que não tem nenhuma atividade física com a poça de fusão. Nesta pesquisa será abordado o objetivo, equipamentos e processos, aplicações, vantagens e desvantagens, desse processo de fabricação mecânica.

 

ABSTRACT

The principles of welding with gas-shielded arc began to be understood in the 1800, one such welding is MIG (metal inert gas) welding which is called by its use of shielding gas when this shielding is made up of a gas inert gas, ie a normally monoatomic gas such as Argon or Helium, and which has no physical activity with the melt pool. This research will address the objective, equipment and processes, applications, advantages and disadvantages of this mechanical manufacturing process.

SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................6
2. OBJETIVO...............................................................................................................7
3. EQUIPAMENTOS E PROCESSOS.........................................................................7
4. APLICAÇÕES.........................................................................................................14
5. VANTAGENS E DESVANTAGENS.......................................................................15
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................15
7. BIBLIOGRAFIA.......................................................................................................16


1. INTRODUÇÃO

Os princípios da soldagem com arco protegido por gás, começaram a ser entendido no ano de 1800, depois de Humphry Davy’s descobrir o arco elétrico. Inicialmente, usava-se um eletrodo de carbono, mas já no final do século XIX, o eletrodo de metal, foi inventado por N.G. Slavianoff e C.L. Coffin. Somente em 1948, o processo MIG foi finalmente desenvolvido, como ele é hoje, pelo Battele memorial Institute. Eles usavam um arame de diâmetro menor, uma fonte de energia com voltagem constante, desenvolvida por H.E. Kennedy. Esta solução oferecia uma taxa alta de deposição de material, mas o alto custo do gás de proteção na época, limitava sua aplicação. Em 1953, com o desenvolvimento do dióxido de carbono e outras misturas como gás de proteção, o processo de soldagem MIG se tornou viável para soldagem em escala industrial. Entre os anos de 1958 e 1959, houveram variações do processo lançados, e consequentemente obtendo uma maior versatilidade na utilização desse processo de fabricação, principalmente nas operações com chapas finas. Atualmente esse método de fabricação é o mais popular nas industrias, desde a automobilística até a naval e espacial.
A última novidade foi nos ano de 1980, uma soldagem com grande economia de energia elétrica devido a fontes de energia inversoras que surgiram, extremamente compactos. A soldagem MIG (Metal Inert Gas), trata-se de um processo de soldagem que utiliza o arco elétrico como fonte de calor, entre a peça e o consumível em forma de arame (eletrodo não revestido) fornecido por um alimentador contínuo, resumindo, é denominado MIG, o processo de soldagem, utilizando gás de proteção, quando essa proteção utilizada for constituída de um gás inerte, ou seja, um gás normalmente monoatômico como argônio ou hélio, e que não tem nenhuma atividade física com a poça de fusão.

A nomenclatura MIG é o nome dado ao processo que utiliza gás totalmente inerte (Argônio o mais comum). Portanto a famosa nomenclatura, solda MIG, utilizada popularmente para qualquer solda em nosso dia a dia na verdade só se é correta quando estivermos soldando com gás 100% Argônio (solda de alumínio é um exemplo).

Sendo assim, o termo correto para soldas em Aço Carbono com gás de proteção Mistura ou CO² puro, é solda MAG. O tipo de gás que será utilizado no processo depende do tipo de material que necessita soldar. Existem 3 tipos de gases, o gás inerte (usado na solga MIG), o gás ativo (usado na solda MAG) e a mistura dos dois (utilizado no proceso de GMAW).

Existe uma diferença entra a solga MIG e a MAG, a MIG possui um gás de proteção inerte, ele não interage com a poça de fusão do processo, já a MAG possui um gás ativo, ele tem influencia sobre o processo de soldagem. O processo GMAW á junção dos dois processos.

2. OBJETIVO

A Soldagem MIG, como os outros tipos de soldagem, tem como objetivo a união localizada de materiais, similares ou não, de forma permanente. Esse tipo de solda é usado na união de duas ou mais partes em um determinado tipo de estrutura ou material, feito de acordo com o tipo de necessidade. Por ser um tipo de solda sem muita escoria, necessita de pouco ou quase nada de acabamento na peça depois de soldada, quando bem feita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (484 Kb)   docx (648.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com