TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação De Processos MIG/MAG Curto-circuito Derivativo CMT Na Soldagem De Dutos De Aço Carbono

Trabalho Universitário: Aplicação De Processos MIG/MAG Curto-circuito Derivativo CMT Na Soldagem De Dutos De Aço Carbono. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/1/2015  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 2

A procura por processos de soldagem versáteis e de alta-produtividade é uma necessidade contínua, em especial na união de dutos que representam o cerne do escoamento dos mais diferentes fluidos. Assim, a pesquisa na soldagem de tubulações utilizando processos MIG/MAG com transferência por curto-circuito controlada tem-se tornado uma tendência na busca de soldas de alta qualidade, visto que, o controle da corrente permite melhorar a transferência metálica, proporcionando estabilidade ao processo de soldagem e a poça de fusão. Neste contexto, este trabalho propõe estabelecer vantagens e limites operacionais do processo MIG/MAG com transferência por curto-circuito derivativo CMT, visando a união de dutos de pequeno diâmetro e parede fina com passe único, nas progressões ascendente e descendente, levando em consideração os critérios de aceitabilidade e a geometria dos cordões. Para tanto, optou-se por variar os parâmetros de regulagem de cada processo e a velocidade de alimentação do arame, além das técnicas de soldagem, como o ângulo de ataque e oscilação da tocha, procurando manter a mesma quantidade de material depositado por comprimento de solda. As soldas foram realizadas em dutos de aço carbono ABNT 1020 com 2½” de diâmetro nominal (63,0 mm de diâmetro interno) e espessura de 5,5 mm preparados com chanfro de acordo com as recomendações da norma AWS D10.12. Utilizou-se ainda arame eletrodo ER 70S-6 com 1,2 mm de diâmetro protegido com Ar+25%CO2. De forma geral, os resultados mostraram que a progressão ascendente possui maior capacidade de penetração, com envelope operacional mais robusto, trabalha com valores de tensão de soldagem muito mais baixos, o que justifica o baixo aporte térmico do processo.

Palavras-Chave: Soldagem de dutos; Processo MIG/MAG com Transferência por Curto-Circuito Derivativo CMT; Progressão ascendente e descendente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com