TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC Morsa Baixo custo - Soldagem Mig/Mag

Por:   •  31/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.892 Palavras (24 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 24

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SOROCABA

“JOSÉ CRESPO GONZALES“

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM FABRICAÇÃO MECÂNICA

LUCAS VINÍCIUS PIRES

MORSA BAIXO CUSTO

Sorocaba, SP

2º semestre/2014

LUCAS VINÍCIUS PIRES

MORSA BAIXO CUSTO

        Trabalho de graduação apresentado à Faculdade de Tecnologia de Sorocaba, como exigência parcial para obtenção do grau de Tecnólogo em Fabricação Mecânica, sob orientação do Prof. Anderson Marianno e Prof. Ivar Benazzi

Sorocaba, SP

2° Semestre/2014

LUCAS VINÍCIUS PIRES

MORSA BAIXO CUSTO

        Trabalho de graduação apresentado à Faculdade de Tecnologia de Sorocaba, como exigência parcial para obtenção do grau de Tecnólogo em Fabricação Mecânica.

Aprovado em_____de dezembro de 2014

BANCA EXAMINADORA

Prof.

Prof.

Prof.

Sorocaba, SP

2° Semestre/2014

        

Dedico este trabalho à minha família, amigos e a todos que me ajudaram nesta conquista.

AGRADECIMENTOS

        Agradeço primeiramente a Deus por tudo de bom que ele faz em minha vida. Aos meus pais e minha Irma pelo incentivo em todos os momentos e por me dar forças para enfrentar todos os obstáculos. Á minha namorada pelo apoio, paciência e carinho em todos os momentos. Aos meus amigos de sala que estiveram sempre comigo e sempre me ajudaram nos momentos de dificuldades. Aos meus colegas de trabalho da Metso por além de grandes amigos foram grandes “professores” e me ensinaram sempre que possível. E a todos que de certa forma fizeram parte de minha vida acadêmica.

RESUMO

Este trabalho tem como principal objetivo apresentar o projeto de uma morsa fabricada com baixo custo, visando diminuir o máximo de operações possíveis e utilizar sempre elementos padronizados. Por se tratar de um equipamento de baixo custo é muito utilizada em pequenas oficinais, pois, trás uma facilidade de obtenção e pouco investimento para aquisição. Um dos processos utilizados para a fabricação da morsa é a soldagem Mig/Mag no qual é um processo de grande produtividade e barato. Além de eliminar componentes de fixação como parafusos, porcas e arruelas o processo Mig/Mag trás grande resistência e facilidade na união dos componentes.

        

Palavras Chave: Morsa, Baixo Custo, Solda Mig/Mag.

ABSTRACT

This present study has as main objective to show the project of a low cost manufactured bench vise. The target is to reduce the most possible number of operations and always use standards components. As it is a low cost equipment is very useful in small factories, because it is easily acquired and demands low investment. One of the processes of its manufacturing is the MIG/MAG welding, because it brings a large and cheap production. Besides it eliminates fixation elements as screws, nuts and washers, the MIG/MAG welding processes brings high strength and easily casting of components.  

Key words: Vise, low cost, MIG/MAG Welding

SUMÁRIO

Capítulo I8

  1. Introdução8

Capítulo II9

  1. Soldagem MIG/MAG9
  1. Descrição do processo        9
  2. Equipamento para a soldagem11
  1. Fontes de energia para o processo MIG/MAG12
  2. Alimentadores de arame14
  3. Tochas de soldagem15
  1. Fusão de arame: Consumo e produção16
  2. Formação do cordão de solda17
  3. Arame eletrodo20
  4. Gases de proteção21
  1. Tipos de gases mais utilizados22
  1. Auto-regulagem do comprimento do arco22

Capítulo III22

  1. Detalhes do projeto23
  1. Lista de Peças23
  2. Folha de Processo24
  3. EPS26
  4. Desenhos28

Capítulo IV39

  1. Considerações finais39
  1. Conclusão39
  2. Referências40

CAPÍTULO I

  1. INTRODUÇÃO

                Nas páginas a seguir será feita uma demonstração do desenvolvimento de uma morsa com baixo custo de fabricação, feita com poucos processos de usinagem, sempre utilizando elementos padronizados, e utilizando o processo de soldagem MIG/MAG onde é um processo que se tem grande produção, baixo custo de fabricação, além de eliminar elementos de fixação, tornando assim um equipamento mais competitivo no mercado.

                A morsa que é um dispositivo de fixação constituído de duas mandíbulas, uma fixa e outra móvel, que se desloca por meio de fuso uma da outra para segurar ou apertar peças e componentes a serem trabalhados. As mandíbulas são fundidas sobre um tubo quadrado, denominado como base, pelo processo de soldagem MIG/MAG. Nas mandíbulas são soldados mordentes onde sofreram o processo de recartilhagem para manter uma superfície “áspera” para se facilitar a fixação das peças.

                No desenvolvimento teórico, serão abordados temas descrevendo o processo de soldagem MIG/MAG junto às suas características, equipamentos e benefícios da utilização do mesmo onde se elimina muitos componentes da morsa e processos de usinagem (trazendo assim benefícios financeiros) e ainda trás muitos ganhos com relação à resistência mecânica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.4 Kb)   pdf (343.1 Kb)   docx (310.5 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com