TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO DE SOLDAGEM MIG

Dissertações: PROCESSO DE SOLDAGEM MIG. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  655 Palavras (3 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 3

No dia a dia dos profissionais do aço é comum surgirem dúvidas relacionadas à utilização de determinado tipo de solda. Para você conhecer ainda mais sobre esse processo essencial para os serviços.

TIG

É um processo de solda manual que utiliza uma máquina de solda (retificadora) com alta frequência para abertura do arco, gás de proteção (argônico) e tocha.

Importante: em função da utilização do gás de proteção para proteger a poça de fusão contra contaminação do oxigênio, o processo só pode ser realizado em local fechado.

A TIG é utilizada principalmente para soldagem de tubulações, e é um processo pouco produtivo. O material recomendado para utilização é a vareta TIG com especificação ER70S-3, conforme norma AWS A5.18.

MIG (ou MAG)

É denominado MIG o processo de soldagem utilizando gás de proteção quando esta proteção utilizada for constituída de um gás inerte, ou seja, um gás normalmente monoatômico como Argônio ou Hélio, e que não tem nenhuma atividade física com a poça de fusão. Este processo foi inicialmente empregado na soldagem do alumínio e o termo MIG ainda é uma referência a este processo. Estes processos são geralmente utilizados com corrente elétrica continua.

Gás ideal monoatômico

Partículas monoatômicas não giram ou vibram, e não são eletronicamente animadas para energias cinéticas típicas, ou seja, nem em temperaturas extremamente baixas, onde há interações de natureza elétrica entre elas, e nem em temperaturas extremamente altas, onde o gás degenera-se então em plasma. Um gás ideal monoatômico - formado por átomos isolados e não por moléculas - tal como o hélio, o neônio ou outro gás nobre, por exemplo, possui uma energia interna proveniente da soma das energias cinéticas de translação dos átomos.

Neste caso o processo é semiautomático, mas pode ser facilmente automatizado e robotizado. Assim como a TIG, também utiliza uma máquina de solda retificadora, um cabeçote de alimentação do arame e gás de proteção.

Aqui também destacamos a importância do processo ser realizado somente em local fechado devido à utilização do gás de proteção (argônio ou hélio) para proteger a poça de fusão contra contaminação do oxigênio.

A solda MIG apresenta alta produtividade em razão da alimentação contínua do arame, e não há necessidade de parar o processo de solda. Por conta das bitolas dos arames, é possível soldar materiais de várias espessuras com boa qualidade no resultado. Material para utilização: arame com especificação ER70S-6, conforme norma AWS A5.18.

Aplicações

Arame sólido cobreado, manganês-silício, destinado à soldagem

MIG/MAG dos aços não ligados, como por exemplo os aços de

construção em geral.

Algumas Vantagens

O processo MIG/MAG (GMAW) é apresentada com várias vantagens em relação a outros processos de soldagem por arco elétrico em baixa ou alta produtividade como SMAW (Eletrodo Revestido), Soldagem por arco submerso (SAS/SAW) e TIG, abaixo uma lista com algumas vantagens:

• Não há necessidade de remoção de escória;

• Não há perdas de pontas como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com