TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segurança no transito através da garantia do uso do cinto de segurança através do uso de sensores

Por:   •  20/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  941 Palavras (4 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 4

Segurança no transito através da garantia do uso do cinto de segurança através do uso de sensores

Eduardo Campelo Fonseca e Agustinho Cassio Netto

                 

Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina de Metodologia Cientifica, como requisito parcial para elaboração da monografia ou projeto experimental de conclusão do curso de graduação em Engenharia de Controle e Automação.

     

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Campus III - Leopoldina

Agosto - 2014

CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

Trabalho de Conclusão de Curso da Matéria de Metodologia Cientifica

Leopoldina

Agosto/2014

    SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO.........................................................................1

2- OBJETIVOS.............................................................................1

3- JUSTIFICATIVA.......................................................................1

5- METODOLOGIA......................................................................2

6- CRONOGRAMA.......................................................................3

7- BIBLIOGRAFIA.........................................................................4

        1 - INTRODUÇÃO

         Pretende-se utilizar de tecnologia para transformar os automóveis  em meios de transportes mais seguros, garantindo uma maior segurança aos passageiros que se envolvam em acidentes de trânsito.  Essa segurança viria por meio do uso de sensores, que tocam um alarme se todos os cintos do carro não estiverem afivelados, o auxílio desses equipamentos pode garantir que os motoristas e os passageiros do banco da frente e de trás não se machuquem com os impactos de acidentes.

        A ideia dos sensores embutidos em cada trava do carro garantiria o uso do cinto de segurança nos bancos dianteiro e traseiro do veículo, reforçando o cumprimento da lei do uso obrigatório do cinto a todos os passageiros do automóvel, que é constituído como uma infração grave de acordo com o código de trânsito brasileiro. Portanto essa ideia tem o intuito de salvar vidas visto que já foi provado que o uso do cinto de segurança aumenta em até seis vezes as chances de sobrevivência do passageiro ou motorista em caso de acidente.

         

2 - OBJETIVO

        O intuito do acoplamento do sensor às travas de todos os cintos de segurança dos veículos é salvar vidas, visto que já foi citado que tal aumenta em até seis vezes as chances de sobrevivência do passageiro ou motorista em caso de acidente e auxiliar as pessoas a cumprirem a lei de obrigatoriedade do uso do cinto de segurança, já que muitos não o utilizam por esquecimento ou falta de hábito.

3 - JUSTIFICATIVA

         Muito se é falado sobre a importância do uso do cinto de segurança, mas mesmo com todos os riscos a utilização de tal ocorre com muito mais frequência no banco dianteiro do que no traseiro, dando a ilusão de que os bancos dianteiros protegem o passageiro que está sentado no banco traseiro. A utilização de um sensor embutido a trave do cinto de segurança de todos os assentos do veículo, relembraria a todos os passageiros a necessidade do uso do cinto tanto no banco traseiro como no dianteiro, assim, caso haja um acidente, o passageiro estaria muito mais propicio a sobreviver ao impacto com o uso do cinto do que ser arremessado para fora do carro ou atirado contra o banco dianteiro de forma que se lesione gravemente sem a utilização de tal.  

        Além de o mecanismo salvar vidas, o lembrete eletrônico do uso de cinto de segurança seria útil para poupar aos motoristas o pagamento desnecessário de multas, visto que muitas vezes não utilizamos o cinto por falta de costume ou até mesmo por desleixo. Portanto o mecanismo seria o melhor amigo do motorista, já que para aos não habituados ao uso do cinto, um lembrete eletrônico seria uma forma muito mais agradável de relembrar a necessidade do uso do cinto do que uma multa.

        

5- METODOLOGIA

        É necessário ligar um mono estável na chave de partida fazendo com que o sensor seja disparado sempre que ela for acionada para assim se obter o disparo do sistema quando o veiculo dá a partida. Assim que o sensor for disparado, o sistema de alarme seria tocado emitindo uma sequência de bips e sob a luz do painel se acenderia a palavra "CINTO" relembrando aos usuários do veiculo a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança. Junto ao sensor seria introduzida uma balança em baixo do banco do carro, para que o mecanismo saiba se há um passageiro sentado naquela poltrona, antes de acionar o alarme, assim não haveria perturbação desnecessária aos passageiros e ao motorista do veiculo caso não haja ninguém sentado naquele determinado assento.

        Para o desenvolvimento do sistema será necessário os seguintes componentes:

Semicondutores:

CI-1 - 4093B - circuito integrado CMOS

Resistores: (1/8W, 5%)

R1 - 47k ?

R2 - 22 k ?

R3 - 4,7 M ?

R4 - 470 k ?

Capacitores:

C1 - 1 000 µF x 16V - eletrolítico

C2 - 47 nF - cerâmico ou poliéster

C3 - 470 nF - cerâmico ou poliéster

Diversos:

X1 - Lâmpada de 12V de 100 a 200 mA - ver texto - ou LED

F1 - 250 mA ou 500 mA - fusível

BZ - Transdutor piezoelétrico de cerâmica - ver texto

Placa de circuito impresso, soquete para o circuito integrado, caixa para montagem, suporte de fusível, fios, solda, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (131.1 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com