TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segurança Do Trabalho

Por:   •  27/7/2023  •  Monografia  •  2.662 Palavras (11 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 11

PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA CONSTRUÇÃO CIVIL: a utilização de

equipamentos de segurança.

Adrielle Aparecida Barbosa1 Marcos Nascimentos Moretto2 Allan Miranda Pereira3

  1. RESUMO

A prevenção de acidentes na construção civil é realizada pelos profissionais de segurança do trabalho que visam reduzir os acidentes e valorizar a saúde dos trabalhadores. Dessa forma, o objetivo do estudo foi analisar o uso de EPIs pelos funcionários durante uma obra da construção civil. E de forma específica: verificar o quantitativo de funcionários que estavam utilizando os EPIs durante as visitas de averiguação e identificar qual a categoria que contém os tipos de EPIs que são menos utilizados pelos funcionários no trabalho em uma obra. Para realizar esse estudo foi utilizada a metodologia de um estudo de caso, utilizando uma ficha para visitar uma obra e o número de averiguações realizadas, nesta análise será observado se os empregados estavam usando os EPIs, divididos por categorias, as categorias foram: proteção da cabeça, proteção das pernas e pés, proteção dos braços e mãos e cinto de segurança. Os resultados mostraram que foi visto nesta obra apenas o capacete, na categoria proteção da cabeça e o sapato na categoria das pernas e pés, foram os únicos itens utilizados por todos os empregados, indicando que os mesmos se sentem seguros apenas com o capacete e sapatos, medida errada e em desacordo com as normas estabelecidas.

Palavras-chave: Normas Regulamentadoras de Segurança. Tipos de Equipamentos de Segurança. Acidentes de Trabalho na Construção Civil.

  1. INTRODUÇÃO

As empresas de construção civil passaram a utilizar equipamentos de segurança visando a qualidade dos serviços prestados por seus funcionários,

[pic 1]

1 Acadêmica do curso de Engenharia Civil, Centro Universitário ENIAC. e-mail: 511402018@eniac.edu.br

2 Acadêmica do curso de Engenharia Civil, Centro Universitário ENIAC. e-mail: 539652018@eniac.edu.br

3 Professor Mestre dos cursos de Engenharia, Centro Universitário ENIAC. e-mail: allan.miranda@eniac.edu.br

proporcionando um ambiente com menores riscos de acidentes de trabalho e ampliando a capacidade na produção de seus serviços. Embora que o local de trabalho dos operários de uma construção civil esteja exposto a vários tipos de acidentes, pois os mesmos atuam também em locais com estruturas elevadas. Dessa forma faz-se necessário a utilização de equipamentos de segurança individuais (EPI) e coletivos (EPC) para minimizarem os riscos à sua saúde (GROHMANN, 2017).

A utilização de EPI no ambiente de trabalho faz parte das normas de segurança estabelecidas de acordo com a Norma Regulamentadora 6 (NR 6) que determina que os equipamentos de segurança são dispositivos de segurança individual utilizado pelo trabalhador destinado a proteção contra os riscos e ameaças que podem prejudicar a saúde do trabalhador. Considerando que a empresa deve fornecer esse material de forma gratuita e em perfeito estado de uso e de conservação, pois os mesmos devem garantir o mínimo de segurança a quem estiver utilizando (BRASIL, 2005).

Apesar de ser obrigatório, o uso de EPI não garante a segurança dos trabalhadores, a atenção ao trabalho deve ser o fator principal que cada funcionário deve ter ao executar qualquer atividade, principalmente se ela oferecer riscos a sua saúde. Os riscos podem ocorrer quando situações psicológicas que podem modificar a capacidade de atuação de algum trabalhador, além de outras ocorrências pessoais que podem alterar a atenção e ocasionar algum acidente (MEDEIROS; RODRIGUES, 2010).

Justifica-se esta pesquisa pela necessidade de se obter informações a respeito de medidas de prevenção a riscos e acidentes que podem ocorrer em empresas, principalmente na construção civil, por existir grupos de trabalhos em vários setores, dentre eles, expondo funcionários em locais abertos, com altitudes elevadas e na utilização de materiais periculosos, podendo ocorrer algum acidente ou que prejudique diretamente a saúde desses profissionais.

A maioria dos acidentes que ocorrem nas empresas são pela falta de utilização dos EPI e também pela falta de treinamento, cansaço, jornada exaustiva, sistema nervoso abalado, falta de qualificação profissional, plantões sem o devido descanso. E aponta para medidas que devem ser realizadas para prevenir e minimizar tais ocorrências, como o fortalecimento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) (STÜLP; HENGEN, 2017).

Partindo destas análises, a problemática deste estudo foi baseada na seguinte questão: como a utilização de equipamentos de segurança podem minimizar os riscos

de trabalhadores na construção civil? Para responder esta pergunta foi realizado um estudo de caso em uma obra de médio porte na cidade de Uberlândia/MG.

  1. OBJETIVOS

  1. OBJETIVO GERAL

O objetivo geral desta pesquisa foi analisar o uso de EPIs pelos funcionários durante uma obra da construção civil.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Verificar o quantitativo de funcionários que estavam utilizando os EPIs durante as visitas de averiguação.

Identificar qual a categoria que contém os tipos de EPIs que são menos utilizados pelos funcionários no trabalho em uma obra.

  1. METODOLOGIA

  1. FICHA PARA ANÁLISE DA OBRA

Para atingir os objetivos, esta pesquisa foi realizada em quatro etapas: pesquisa bibliográfica, pesquisa em campo, obtenção e análise dos resultados. Na pesquisa de campo foi elaborado uma ficha para visitar uma obra e o número de averiguações realizadas, nesta análise será observado se os empregados estavam usando os EPIs, divididos por categorias, as categorias foram: proteção da cabeça, proteção das pernas e pés, proteção dos braços e mãos e cinto de segurança, na ficha ainda contém informações para observar se a obra possui técnico de segurança do trabalho e também o Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho (PCMAT).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (268.2 Kb)   docx (153.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com