TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segurança Em Obras Acima De 10 Pavimentos

Por:   •  10/8/2023  •  Projeto de pesquisa  •  2.515 Palavras (11 Páginas)  •  38 Visualizações

Página 1 de 11

SEGURANÇA EM OBRAS ACIMA DE 10 PAVIMENTOS

1 Kamila Vieira de Souza Sathler

2 Mariella Gonçalves da Fonseca Miranda da Silva – Docente Multivix – Vitória

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho vem apresentar a importância e a necessidade da segurança do trabalho em obras, é sabido que, historicamente, o ser humano sempre esteve exposto a diversos acidentes em suas funções de trabalho. Com o passar dos anos, o desenvolvimento socioeconômico possibilitou uma avaliação e melhor compreensão desses riscos, assim, verificou-se a escassez do emprego de técnicas de trabalho mais eficientes e seguras. As primeiras leis trabalhistas surgiram durante a Revolução industrial, período em que, devido às extensas cargas horárias e ambientes de trabalho insalubres oferecidos aos operários, ocorreu a união e o fortalecimento da classe trabalhadora pela reivindicação de melhores condições de trabalho (RODRIGUES, 2016).

No Brasil, a busca por melhorias e avanços na segurança de atividades realizadas pelos trabalhadores também se intensificou durante o processo de industrialização. Segundo Zimmermann (2013), em 1944 no governo de Getúlio Vargas foi criada a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), a partir de então, o Brasil passou a ter as primeiras leis relacionadas à segurança no trabalho, nas quais eram estabelecidas as formas de pagamento e a jornada.

1.1 JUSTIFICATIVA DO TEMA

Com base no disposto, esta pesquisa justifica-se, em âmbito normativo, pela necessidade de se ampliar os conhecimentos sobre a segurança do trabalho em obras verticais acima de 10 pavimentos, dando ênfase nos tipos de programas usados para garantir a saúde e a integridade do trabalhador. Através desta pesquisa bibliográfica, têm-se um estudo que visa alimentar os conhecimentos da segurança do trabalho no sistema construtivo de edificações de prédios.

1.2 DELIMITAÇÃO DO TEMA

após a criação da CLT e publicação do seu capítulo específico relativo à Saúde e Segurança do Trabalho, informações precisas ou estudos a respeito da metodologia para aplicabilidade do que o referido artigo descrevia ainda se mostravam inexistentes. Portanto, através da Portaria N.º 3.214, de 08 de junho de 1978 foram criadas as Normas Regulamentadoras (NR) (RODRIGUES, 2016).

Estas Normas possuem o objetivo de padronizar, fiscalizar e fornecer instruções acerca dos procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e à medicina do trabalho, garantindo assim um ambiente de trabalho seguro e saudável. O papel mais importante da segurança do trabalho é estabelecer uma relação de diálogo e conscientização de forma participativa, resultando em um baixo índice de acidentes. De acordo com a Norma Regulamentadora 35 (NR 35 Trabalho em Altura), trabalho em altura é toda atividade realizada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, no qual se apresente risco de queda (BRASIL, 2020).

1.3 PROBLEMÁTICA

A NR 35 estabelece os requisitos mínimos para a realização dos trabalhos em altura executados acima de 2,00 m (dois metros), e busca a não exposição do trabalhador ao risco de queda. Quando não se pode evitar o trabalho em altura, as medidas de eliminação de riscos são adotadas, como é o caso da utilização de proteção coletiva. Para mitigar a problemática e diminuir as ocorrências de acidentes por quedas de pessoas na construção civil, deve-se atender às normas regulamentadoras garantidas ao trabalhador que permeiam as condições necessárias de segurança e trabalho durante as obras. Diante o exposto, o presente artigo tem como problema o seguinte questionamento: de que forma a segurança do trabalho pode ser importante na prevenção de acidentes para obras verticais com mais 10 pavimentos?

1.4 HIPOTESES

Firmando-se este questionamento, é possível atestar como hipótese, que as construções verticais apresentam diversas fases e cada uma delas proporciona ao trabalhador um risco de acidente diferente. Dessa forma, estudar esses riscos promove um grande benefício e é de fundamental importância, visto que, com a análise desse tipo de obra, contribui-se com a prevenção de acidentes.

1.5 OBJETIVOS

1.5.1 Objetivo Geral

Para tal, definiu-se como objetivo geral deste estudo apresentar as normas de segurança do trabalho, como elas devem ser obedecidas e a sua importância em uma construção civil.

1.5.2 Objetivos Específicos

Definiu-se apresentar as recomendações normativas para a construção civil, demonstrando os dispositivos usados para a prevenção de acidentes ocorridos através de quedas de alturas e mostrar os fatores que influenciam na ocorrência de acidentes no trabalho.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 PANORAMA HISTÓRICO DA SEGURANÇA DO TRABALHO

Desde a antiguidade os estudiosos relatam que as condições de trabalho não eram favoráveis à produtividade. os ensinamentos de Euclides (300 a. C.) de Alexandria acerca dos princípios da geometria serviram de inspiração para a melhora no método de trabalho dos agricultores à margem do rio Nilo, bem como a Lei das Alavancas, de Arquimedes, formulada em 287 a. C., que contribuiu para a redução do esforço físico dos trabalhadores (SILVA, 2012).

Já se existia uma preocupação com a segurança do trabalho desde os anos 384 a 322 A.C, e isso pode ser evidenciado pelos estudos feitos por Aristóteles ao pesquisar sobre as enfermidades sofridas pelos trabalhadores das minas de estanho. Nos anos seguintes, Hipócrates também realizou estudos com os mesmos trabalhadores. No entanto, foi por volta do ano de 1700, na Itália, que se teve um marco nas pesquisas relacionadas à segurança do trabalho feitas por Bernardino Ramazzine, que resultou na publicação da obra De Morbis Artificium Diatriba. As doenças dos Trabalhadores, em que o cientista relata uma série de doenças relacionadas a umas 50 profissões (TAVARES, 2019).

Precisamente na Inglaterra, por volta do ano de 1960 insurgia a Revolução industrial e, consequentemente, a modernização do trabalho com a invenção de máquinas a vapor. Com isso muitos galpões eram usados como fábricas em que famílias inteiras trabalhavam, dessa forma, esses locais não dispunham de condições seguras para esses trabalhadores devido aos grandes riscos oferecidos por essas máquinas e, muitas vezes, os funcionários eram expostos a grandes jornadas de trabalho (NETO, 2020).

Ainda conforme Tavares (2019) relata que muitos trabalhadores eram contratados sem nenhum processo seletivo e tampouco passavam por treinamento quando eram admitidos, cabe destacar ainda que essas seleções contratavam não apenas homens e mulheres, mas também crianças sem qualquer tipo de exame preliminar descrevendo o estado físico do trabalhador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (114.5 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com