TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segurança do Trabalho

Por:   •  16/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 2

Objetivou-se com presente estudo mostrar problemas que causam a fadiga (mal estar) no trabalho, e consequentemente estabelecer soluções que pudessem eliminar ou minimizar o processo de cansaço que o trabalho ocasiona devido mal uso ou a falta de equipamento que protege a saúde psicofísica da pessoa.

O estudo foi desenvolvido em um escritório de resolução logística tomando- se como referência a Norma Brasileira NR-17 – ERGONOMIA, que visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

No dia vinte e cinco de setembro de 2014, foi feito uma pesquisa em uma determinada empresa no ambiente do escritório de resoluções em logística. Onde observou se as normas de Ergonomia e NR17 presentes no âmbito do escritório observou-se que aparentemente o local estava bem sincronizado com o modelo das regras estabelecidas pela NR17, porém, houve divergências enquanto ao uso pelos trabalhadores, no qual uma minoria não conseguiu se adaptar com, por exemplo, a maneira de sentar corretamente na cadeira. Por mais que houvesse informações e cadeira adaptável, a minoria se negava por motivos próprios. As cadeiras giratórias eram ideais possibilitando ao usuário todo o conforto, altura do assento podia ser regulada pelo funcionário com fácil ajuste. O assento de todas eram estofados reduzindo a pressão na região posterior das coxas, facilitando a circulação sanguínea e reduzindo a pressão nos discos intervertebrais. As mesas, com bordas arredondadas para evitar compressões mecânicas no antebraço do funcionário. Para cada funcionário havia apoio para os pés ajustável de acordo em a altura e peso.

Em relação a ruídos e incômodos sonoros, a sala estava bem adequada, cada trabalhador consentia seu espaço, e o ambiente todo recoberto para possíveis incômodos com o galpão de produção que se encontrava ao lado (este aparentemente adaptado à segurança e exigências da ergonomia). A higienização da sala, cabível a todos sendo pessoas destinadas à limpeza e fiscalização da higienização do ambiente.

Observou-se que para um escritório ser produtivo, é necessário que todos os elementos estejam planejados de maneira criteriosa, para uma interação completa entre o ambiente e quem nele trabalha, já que as pessoas são as peças fundamentais para o processo de funcionamento de uma determinada empresa.

A ergonomia constitui-se pelo estudo dos aspectos do trabalho e sua relação ao conforto e bem-estar do trabalhador, assim, consequentemente, em um ambiente de escritório há muitas situações que poderão gerar maior ou menor grau de satisfação em quem nele trabalha, porém, um ambiente que proporciona conforto e segurança a saúde psicofisiológica, consiste em melhor processo de satisfação e produtividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com