TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segurança do Trabalho

Por:   •  6/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 2

Texto I:

EPI (Equipamento de Proteção Individual) é todo meio ou dispositivo de uso individual, destinado a proteção do trabalhador. Tem como finalidade mitigar os riscos a sua segurança e a sua saúde.

As empresas são obrigadas a fornecer tais equipamentos de forma gratuita e adequada ao risco da atividade desenvolvida. A distribuição é obrigatória nas seguintes situações:

1) Sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho. Enquanto as

2) Enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas;

3) Para atender situações de emergência.

Exemplos de trabalhos que exigem EPIs:

1) Trabalho em altura

2) Trabalho com alta tensão e eletricidade

3) Trabalho com solda

4) Trabalho com exposição ao calor e gases

5) Trabalho com maçarico

6) Trabalho em espaços confinados

Vale ressaltar que os EPIs devem possuir Certificado de Aprovação (CA) no Ministério do Trabalho

Texto II

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – ItaTur

O PPRA tem por objetivo preservar a saúde e a integridade física dos trabalhadores. É obrigatório para qualquer empresa ou instituição, não importa o grau de risco ou quantos funcionários tenha. Pois se torna obrigatório quando tem apenas 1 funcionário no regime CLT. O PPRA será elaborado em etapas: 1 - Antecipação e reconhecimento dos riscos. 2-Estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle. 3- Avaliação dos riscos (avaliação quantitativa e avaliação qualitativa) e da exposição os trabalhadores. 4- Implementar de medidas de controle e avaliação de sua eficácia. 5- Monitoramento da exposição aos riscos. 6- Registro e divulgação dos dados.

A empresa presta serviço de transporte de pessoas. Neste caso, avaliando a função do motorista. A profissão possui inúmeros fatores de riscos e esta não possui uma NR específica para fiscalizar. Os principais riscos de acidentes estão associados ao trânsito e a fatores ambientais, tais como: o ruído, vibração, riscos psíquicos e cognitivos e de acidentes de trânsito que causam problemas de atenção e stress aos motoristas. A empresa deve fornecer os EPIs como óculos de sol, uniformes confortáveis, frotas com assentos confortáveis, ar condicionado, além de implementar ginástica laboral e atendimento psicológico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (31.4 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com