TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segurança do Trabalho

Por:   •  6/10/2021  •  Resenha  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 2

TAREFA 2.2

A exposição ocupacional continuada às vibrações pode causar doenças vasculares, neurológicas e musculares, quando não se controla dos riscos e não se tem a proteção adequada. A medição e controle dos níveis de vibração ocupacional são muito importantes para se ter prevenção, e deve ser adotado outras medidas preventivas, como por exemplo o uso de ferramentas ergonômicas, EPIs apropriados e pausas regulares para reduzir o tempo de exposição.

Além da importância de medir e controlar os níveis de vibração ocupacional para protegera saúde dos trabalhadores, o uso de outras medidas preventivas, incluindo o uso de ferramentas ergonômicas, EPis adequados e pausas regulares para reduzir o tempo de exposição. Para melhor realizar as intervenções preventivas e protetivas, é importante ter um amplo conhecimento dos riscos ambientais que afetam a saúde e a segurança dos trabalhadores. É importante para a empresa ter um profissional de segurança do trabalho para supervisionar a execução do serviço, pois ele é treinado para implantar e executar planos de segurança e saúde ocupacional.

VCI ocorre quando o corpo está suportado por uma superfície vibrante muito comum em equipamentos de transporte e em ambiente industriais e perto de máquinas, entre as soluções a serem propostas com objetivo de prevenir o adoecimento dos trabalhadores expostos estão a redução do tempo de exposição diária, com rodízios entre funcionários e alternância com atividades sem exposição à vibração, manutenção da suspensão e pneus dos veículos (caso aplicável), substituição do assento por outro com amortecimento (caso aplicável), nivelamento de superfícies irregulares, redução da velocidade, substituição de peças defeituosas, adoção de tapete antivibração.

VMB são as vibrações que se transmite pelas mãos e braços e são causadas por vários processos industriais, onde as mãos se prendem, empurram ou suportem peças ou ferramentas vibrantes. Medidas que amenizam e podem impedir o risco causado por vibrações, são medidas similares a VCI, compreendendo a redução do tempo de exposição diária, com rodízios entre funcionários e alternância com atividades sem exposição à vibração, manutenção das máquinas e equipamentos utilizados, substituição de peças defeituosas, adoção de luva antivibração.

- Realizar revezamento dos trabalhadores nas atividades que utilizam ferramentas vibratórias;

- Ter uma carga horária de trabalho adequada para que não ultrapasse os limites permitidos;

- Realizar treinamento para manusear os equipamentos, verificando as condições de uso, fazendo a manutenção;

- Realizar pausa nas atividades para cada hora trabalhada;

- Utilizar luvas que amenizam as ondas;

Em ambos os casos, é importante ser realizado o acompanhamento médico destes trabalhadores, com a realização de exames específicos como raio X e ultrassonografia, de acordo com o PCMSO.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com