TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segurança do Trabalho

Por:   •  5/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 2

Tarefa 4.1

Aluna Fernanda Severo de Jesus

- O que caracteriza o engolfamento e o soterramento? O que leva à ocorrência desses eventos em depósitos verticais de armazenamento de grãos?

Equipamentos de armazenagem de grãos são um dos locais de trabalho mais perigosos, e as medidas de prevenção de acidentes devem ser seguidas rigorosamente, para evitar que acidentes ocorram, pois em sua grande maioria levam os trabalhadores a morte.

Soterramento, também pode ser chamado de engolfamento, é o tipo de acidente mais comum neste ambiente de trabalho. Ocorre quando o trabalhador é “sugado” para baixo entre os grãos, devido a um fenômeno parecido com o que ocorre com a areia movediça, e acaba sendo sufocado e não consegue subir a superfície sem ajuda.

Este tipo de acidente ocorre devido à falta de treinamentos para os trabalhadores, estes por sua vez, são contratados muitas vezes, como “temporários” e acabam não recebendo as orientações necessárias sobre os riscos que estão expostos e os cuidados que ter na realização de suas atividades.

Outro fator pode estar direcionado a falta de disponibilização de EPI, e devido treinamento (fator muito importante) de como usá-lo corretamente. Uma fiscalização rigorosa também estaria associada a minimização deste tipo de acidente.

- Quais medidas você, como engenheiro de segurança, em observância à NR-33 e visando a proteção ao trabalhador, adotaria para impedir que eventos como engolfamento e soterramento ocorram nesse meio ambiente de trabalho? Relacione e especifique ao menos cinco medidas.

1 -  Eu iniciaria com treinamentos aos trabalhadores, nenhum trabalhador poderá exercer qualquer atividade sem ter recebido o devido treinamento, referente ao trabalho em ambientes confinados, estando assim cientes dos riscos e aos procedimentos de segurança que são necessários, bem como proceder em caso de acidentes.

2 - Todos os trabalhadores, sem exceção, devem fazer uso dos EPIs e EPC, de forma correta, receberão treinamento para isso também. E com constante fiscalização.

3 -  O ambiente de trabalho deve proporcionar segurança ao trabalhador, com sinalizações, orientações, avisos de perigo... Fixação de um ponto de ancoragem para o cabo guia... Tudo que possa facilitar o trabalho para que este seja realizado com segurança.

4 – É preciso que aja sistemas ou programas de gestão de segurança, onde seja mapeado os riscos, entender como eles ocorrem, em que condições, quais suas consequências e quais as medidas de segurança mais eficazes para evitar sua ocorrência.

5 – Também é de suma importância a fiscalização e manutenção em relação a parte física e estrutural do silo, sendo realizada frequente avaliação da sua estrutura e realizado manutenções periódicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (36.4 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com