TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segurança do Trabalho

Por:   •  30/7/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.240 Palavras (5 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 5

OBJETIVOS

Dentre os diversos fatores que contribuem para um trabalho inseguro, a negligencia por parte do empregador e também do empregado está entre as que mais tiram vidas. Relatar da mais simples forma atos que prejudicam a vida de quem executa algo é por sua vez imprescindível, desde que a mesma seja explicada e assistida por todos. Tem como função as empresas assegurarem fisicamente e judicialmente quaisquer problemas envolvendo seus funcionários a riscos. Cabe a ela elaborar medidas plausíveis que se adequem ao ambiente, prevalecendo a integridade e saúde dos empregados. A segurança de o trabalho em si tem como objetivo proteger e evitar os trabalhadores de acidentes de trabalho de diversas formas: a investigação dos acidentes, avaliação dos riscos, elaboração de medidas e estratégias e por fim a cooperação de todos daquele ambiente de trabalho. A prevenção é apenas uma, mas de várias formas pode ser aplicada visando proteger as pessoas e garantir a ausência de problemas judiciais e financeiros por parte dos empregadores.

PARTE DO GUILHERME ........ FASSA TAMBEM OS OBJETIVOS GERAIS

RESUME ESSA PRA NÓS ..... AKI É CORINTHIANS...KKKK

Prioridades e estratégias

Na definição de prioridades na prevenção de acidentes de trabalho devem ser levados em conta aspectos importantes tais como as descrições das características epidemiológicas, a gênese dos acidentes, as causas das lesões e, as estratégias e técnicas de prevenção. Para escolha das estratégias de intervenção, o fundamental é priorizar aquelas que reduzirão de forma mais efetiva as lesões, dando preferência para as medidas que protegem automaticamente sem demandar qualquer ação da parte dos indivíduos (por exemplo, os dispositivos de proteção das partes móveis das máquinas). Resolvidas as questões de proteção mecânica nos ambientes de trabalho, a preocupação quanto à prevenção de acidentes deve voltar-se com maior ênfase para aspectos ligados ao erro humano, enfatizando-se as medidas que visam a modificação de comportamentos dos trabalhadores.

Resumo:

Como prioridades na prevenção de acidentes de trabalhos devem ser observadas aspectos importantes como:

- Características Epidemiológicas;

- Origem dos acidentes;

- Causas das lesões;

- Estratégias e técnicas de prevenção;

O melhor caminho para a criação de estratégias é procurar medidas que não demandam ações humanas.

Ex: Dispositivos de proteção das partes móveis das máquinas.

Em relação a erros humanos, devem-se avaliar métodos de conscientização por parte dos trabalhadores e medidas que modifiquem os seus comportamentos.

Investigação do acidente de trabalho

A investigação causal é um procedimento importante na prevenção dos acidentes de trabalho por promover a identificação de fatores de risco cuja eliminação pode evitar a ocorrência de novos acidentes. Nos tempos atuais, parece consenso que as noções de “atos e condições inseguras” devem ser definitivamente abandonadas nas práticas de investigações de acidente de trabalho. O método de “árvore de causas”, desenvolvido por pesquisadores franceses e descrito por Monteau (1977), é o instrumento de investigação preconizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse método baseia-se na Teoria de Sistemas, sendo o acidente considerado como um sinal de disfunção do sistema. Fundamenta-se em relato objetivo e detalhado dos fatos envolvidos na ocorrência do acidente de trabalho a partir da lesão produzida, identificando retroativamente tais fatos, denominados fatores antecedentes. Com estas informações constrói-se a rede de antecedentes do acidente, representada sob forma de diagrama denominado “árvore de causas”. Em síntese, para que o acidente de trabalho aconteça, é necessário a ocorrência de, pelo menos, uma “variação” em relação à situação habitual de trabalho, e esse método estabelece que se reconstitua a história do acidente a partir da identificação das variações e dos fatores antecedentes.

RESUMO

Investigação do acidente de trabalho

É um procedimento importante na prevenção dos acidentes de trabalho por promover a identificação de fatores de risco cuja eliminação pode evitar a ocorrência de novos acidentes.

Método da Arvore das Causas

A Árvore das Causas é um método de análise baseado na teoria de sistemas utilizado para a análise de acidentes por se tratar de um evento que pode resultar de situações complexas e que, quase sempre tem várias causas. Foi desenvolvido por pesquisadores franceses e descrito por Monteau (1977), é o instrumento de investigação preconizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). O método funciona a partir de fatos conhecidos que correlacionados levaram a uma causa provável. A árvore possui quatro componentes:

- Individuo;

-Trabalho exercido;

-Material;

-Meio Ambiente.

Conhecidos os componentes, os princípios da árvore vão formando uma logica retroativa, ou seja, levam ao evento a partir da lesão. A árvore só termina quando os fatos se distanciarem do evento.

Medidas de Prevenção de acidentes

 Avaliação de Riscos

As empresas devem tomar as medidas necessárias para garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores. Para prevenir acidentes, deve instaurar um sistema de gestão da saúde e da segurança que inclua a avaliação de riscos, a gestão dos riscos e procedimentos de acompanhamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (149.5 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com