TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segurança do trabalho na área da construção civil

Por:   •  23/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Campo Grande MS

2018


 marcelo alves de jesus[pic 6]

segurança do trabalho na área da construção civil:

Projeto apresentado ao Curso de (Engenharia Civil da Instituição (Anhanguera).

Orientador: (Vitor Gomes)


Campo Grande MS

2018


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 O PROBLEMA        5

2 OBJETIVOS        5

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        5

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        6

3 JUSTIFICATIVA        7

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        8

5 METODOLOGIA        12

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        13

REFERÊNCIAS        14


1 INTRODUÇÃO

 Segurança do trabalho na construção civil é um conjunto de ciências/ técnicas que tem o objetivo de promover a proteção do trabalhador em seu posto de trabalho, visando a redução, neutralização ou até mesmo eliminação dos acidentes de trabalhos voltados as atividades rotineiras dentro de um canteiro de obras.

 A norma regulamentadora mais aplicada na área da construção civil é a NR 18(Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção) que informa as diretrizes e obrigações das aplicações de medidas preventivas para a execução dos trabalhos de forma segura, esta norma sem si nos direciona o dimensionamento do layout das instalações internas de um canteiro de obras, como deve ser composto os alojamentos, área de vivencia, refeitórios, banheiros, vestiários e cozinhas. O que deve conter e quais medidas de segurança deve ser implantada dentro de um canteiro.

  A NR 18 também direciona quais são as documentações obrigatórias que deve conter para execução de uma obra civil, tais como PPRA (programa de prevenção de riscos ambientais), PCMSO (Programa de controle medico ocupacional) LTCAT (Laudo técnico das condições e ambientes do trabalho) e comunicação prévia a delegacia regional do trabalho.

Na construção Civil que é um dos ramos que mais empregam trabalhadores no brasil, as empresas além de pensar na qualidade dos serviços prestados também estão pensando em proteger a integridade física de seus colaboradores, devido aos altos custo indesejáveis dos acidentes de trabalho, tais como juros nas aberturas da CAT( comunicação de acidente de trabalho), horas perdidas, diminuição do quadro de efetivos diretos, possíveis despesas jurídicas com defesa da empresa caso o empregado entre com alguma causa trabalhista, custo de pagamento de funcionário por afastamento, prejuízos de material dos equipamentos danificados entre outros.

Como pode ser visto um acidente de trabalho gera vários custos e prejuízos para empresa, portando para evitar tais despesas a melhor caminho é trabalhar com foco na prevenção de acidentes, de forma a reconhecer todas as possibilidades de riscos de um ambiente de trabalho, controlar e impedir para que não se concretize.

  1. O PROBLEMA

Na área da construção civil os índices de acidentes crescem a cada dia, entre as causas de tantos acidentes a falta de cultura, falta de planejamento e um ritmo de trabalho cada vez mais denso, tenso e intenso acaba aumentando os riscos no ambiente de trabalho.

No canteiro de obras essa pressão sobre o trabalhador em executar os trabalhos de maneira rápida e os inúmeros riscos de acidente sem uma prévia avaliação é uma das causas de os acidentes acontecerem, O problema aumenta mais ainda quando a direção da empresa não apoia a causa da segurança do trabalho priorizando assim primeiramente o andamento das obras relevando fatores primordiais de segurança como a prevenção de acidentes e integridade física dos trabalhadores.

A falta de conhecimento, procedimento e normas de segurança por parte do trabalhador também é um dos fatores que ocasionam os acidentes de trabalho relacionados a área da construção civil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (116.4 Kb)   docx (45.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com