TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociedade e Cultura

Por:   •  15/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

SOCIEDADE E CULTURA

 ATIVIDADE PARA AVALIAÇÃO – SEMANA 3

Amparo

2018

[pic 2]

SOCIEDADE E CULTURA

ATIVIDADE PARA AVALIAÇÃO – SEMANA 3

        Nome: Antonio Alves de Lucena Junior

              RA: 1809651

                                                 Curso: Engenharia da Computação

           Semestre: 2º

Amparo

2018

CONSTRUINDO UM NOVO CONCEITO POPULAR

        No texto base para a realização do trabalho é destacado que o popular é algo construído pelo povo ao longo do tempo, porém o que se percebe hoje que a definição foi mudada conforme o tempo foi se passando, diferenciando do que os folcloristas e antropólogos nos museus dos anos 20 e 30 ou pelos políticos e partidos desde os anos 70.

        O popular é a tradição, a criatividade camponesa, mas as mídias colocam o popular como lógica do mercado e não como o resultado da diferença entre os locais, sendo assim o popular segundo a mídia é o que vende, que agrada o maior número de pessoas, e não aquilo que é criado e passado de geração em geração pelo povo. A tradição não importa, pelo contrário, entendem que tudo tem o seu auge e logo vem o esquecimento para dar espaço para um novo produto para o consumo.

        O populismo – operação política que coloca em cena novamente o popular – utiliza a cultura visando o poder, deixando de lado a tradição para exaltar o que é compatível para o desenvolvimento atual.

        A definição mais comum encontrada principalmente nos dicionários e em sites de pesquisas como a Wikipédia sobre popular é como sendo algo do povo, para o povo, que atende as necessidades do povo.

        Definir que um grupo tem mais cultura que outro pelo grau de instrução está cometendo um erro pois isso não é cultura, pois cultura vem ao longo do tempo pelas vivências e experimentações dos povos. A cultura atualmente segue mudando conforme a necessidade do povo, o popular hoje é uma adaptação e não uma vivência.

        Conforme as leis vão mudando a cultura vai se adaptando, principalmente com o politicamente correto, onde brincadeiras, piadas são alvos de críticas.

        A cultura vem se tornando um padrão, onde todos devem seguir e não como a identidade de um povo. O processo de construção e desconstrução cada vez mais é visto nos dias de hoje, pois querendo ou não a mídia controla isso, as pessoas são influenciadas.

        Todos devem entender que o Brasil é culturalmente mais rico e

interessante que os produtos massivos mostram, e que a experiência nos faça refletir a diversidade cultural do nosso país não se deixando levar pela mídia que a transforma em objeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (88.5 Kb)   docx (303.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com