TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sílica Ativa e Metacaulim

Por:   •  31/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 3

Sílica ativa

A sílica ativa, também conhecida como “sílica fume” ou “microsílica”, é o resultado da fabricação do ferro silício ou silício metálico, quando é liberado monóxido de silício (SiO), que rapidamente é oxidado até transformar-se num dióxido de silício (SiO2). Atualmente, é considerada uma das substâncias mais importantes para a construção civil, em especial pela sua capacidade de dar resistência, fluidez e durabilidade ao concreto. Além disso, ela ajuda um projeto a tornar-se ecologicamente correto, por ser um produto que seria descartado no meio ambiente.
Comprovadamente, a sua adição entre 5% e 8% na mistura do concreto é capaz de conferir-lhe maior durabilidade, coesão, capacidade de aderência, resistência a agressões físicas e químicas, diminuindo o processo de exsudação (o “suor” no concreto), além de, obviamente, fazer com que a massa exija menores quantidades de cimento. Além disso, é uma adição pozolanica, que torna as estruturas mais resistentes e facilita o acabamento, sendo, por isso mesmo, bastante recomendada em projetos arquitetônicos, obras de arte ou demais estruturas que requeiram uma maior sofisticação no resultado.
Quais as principais aplicações da sílica ativa?
1. Reparo de estruturas
2. Concreto armado
3. Concreto protendido
4. Pasta para Revestimento
5. Rejuntes
6. Artefatos de cimento
7. Pisos industriais
8. Fibrocimento



Metacaulim

O metacaulim é um geopolímero pozolânico constituído basicamente de sílica e alumina na fase amorfa. Reage com o hidróxido de cálcio gerado durante a fase de hidratação do cimento Portland, formando produtos hidratados similares aos decorrentes da hidratação direta do clinquer Portland, sendo de alta eficácia para concretos e produtos à base de cimento Portland. O metacaulim acelera o processo de hidratação do cimento, formando silicato de cálcio hidratado adicional.
É largamente utilizado na Europa, Estados Unidos e Ásia, conferindo inúmeras vantagens:
Aumento das forças de compressão e flexão;
Perda de permeabilidade reduzida (incluindo a permeabilidade ao cloreto);
Redução do potencial de eflorescência, que ocorre quando o cálcio é transportado pela água para a superfície, onde ele combina com o dióxido de carbono da atmosfera para produzir carbonato de cálcio, que precipita na superfície como um resíduo branco;
Aumento da resistência ao ataque químico;
Maior durabilidade;
Efeitos reduzidos da reatividade alcalina-sílica;
Trabalhos avançados e acabamento de concreto;
Redução do encolhimento, devido à "embalagem de partículas" tornando o concreto mais denso;
Cor melhorada ao acender a cor do concreto, permitindo matizar uma cor integral mais clara.



Quais as principais aplicações do metacaulim:
1. Concretos de alto desempenho, alta resistência e concreto leve;
2. Concreto pré-moldado e auto-adensável;
3. Produtos de fibrocimento e ferrocimento;
4. Concreto armado com fibra de vidro;
5. Bancadas, esculturas de arte;
6. Argamassa e estuque.


As manifestações patológicas no concreto podem aparecer por diversos mecanismos. Dentre eles, a corrosão das armaduras é uma das mais agressivas, principalmente se for causada pela penetração dos íons cloretos. Na intenção de diminuir tal situação, o uso das adições minerais seja por adição ou substituição parcial do cimento, está aumentando cada vez mais. Além disso, quando se trata de sustentabilidade, observa-se que devido a diminuição do cimento, consequentemente há a minimização da quantidade clínquer, visto que é um dos maiores contribuintes na sua fabricação quando se trata de poluição a partir da emissão de CO2. É importante que avalie-se quais as melhorias e desvantagens que tal uso pode apresentar. Por exemplo, quando trata-se da tentativa de amenizar a corrosão por carbonatação, se houver uma substituição do cimento por metacaulim, ocorre uma redução de alcalinidade no concreto, podendo agravar a carbonatação. Porém, tanto o metacaulim quanto a sílica ativa contém grãos muito finos, tendo como vantagem a diminuição dos poros, tornando o concreto menos permeável, dificultando a penetração dos íons cloretos, e consequentemente aumentando a durabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (37.4 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com