TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Síntese de Toxicologia

Por:   •  20/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Universidade Federal do Maranhão-UFMA

Centro de Ciência Sociais Saúde e Tecnologia-CCSST. Engenharia de Alimentos.

Engenharia de Alimentos

Disciplina: Toxicologia de alimentos

Alunas: Thainã Aparecida Jesus Rodrigues de Lima

( 24 de setembro de 2020 ) UFMA, IMPERATRIZ.

Síntese textual sobre o uso da Cannabis

A cannabis é uma planta originária da Ásia. Existem plantas como a maconha e o cânhamo na sua família. No Brasil, a cannabis (uma subespécie da cannabis) é considerada uma droga ilegal devido ao alto teor de THC, que é o principal componente tóxico e psicoativo da planta. Por outro lado, a cannabis (Cannabis ruderalis), que tem várias propriedades semelhantes à cannabis, tem um baixo teor de THC (THC <1%), o que a torna altamente direcionada para fins terapêuticos.

Alguns medicamentos precisam ser administrados em concentrações muito baixas para atingir o efeito terapêutico desejado, mas se tomados em altas doses, podem causar riscos à saúde e até levar à morte do paciente. No que diz respeito à cannabis, a planta em si não é um medicamento, mas os componentes extraídos da planta podem ser usados ​​no tratamento de várias doenças se forem aplicados na dosagem correta após a preparação.

O canabidiol é um dos compostos canabinóides obtidos da maconha. Ele é biologicamente ativo, porém não psicoativo, e vem sendo estudado e utilizado no controle de muitas doenças como: ansiedade, depressão, distúrbios do sono e etc. O canabidiol é usado como um sistema de fechadura com chave e o composto é reconhecido no corpo do paciente. O corpo humano produz certos canabinóides. Além das moléculas que agem sobre eles, ele também possui dois receptores canabinóides chamados receptores CB1 e CB2. Os principais receptores canabinóides estão localizados no sistema nervoso central, células do sistema imunológico e certos tecidos periféricos, mas seus efeitos podem ocorrer por meio de mais de uma via de receptor.

No final de 2019, a ANVISA aprovou o registro e a comercialização de medicamentos à base de cannabis, mas vale lembrar que o Brasil ainda proíbe o cultivo e a comercialização de plantas (configuradas para o tráfico) e seu uso recreativo. Após a obtenção da autorização da ANVISA, o processo será simplificado para quem necessita obter os medicamentos na fábrica, porém exigem uma série de regulamentações.

Além do uso medicinal, o cânhamo tem outras aplicações, como indústria têxtil, cosméticos, óleo comestível, sabão em pó, tintas e isolantes. Na indústria têxtil, a fibra de cânhamo pode ser utilizada na fabricação de cordas, bolsas, tapetes, redes e tecidos grossos, e tem grande potencial na indústria de confecções.

Porém alguns estudos mostram que o uso prolongado de cannabis pode levar o usuário a dependência depois de parar de fumar, algumas das funções cognitivas também podem ser afetadas como: fluência na fala, concentração, memória de curto prazo e dificuldades de aprendizagem. Esses efeitos podem desencadear e/ou potencializar a esquizofrenia em pacientes mentais, ou seja, aqueles com tendência a problemas mentais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (70.5 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com