TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TAREFA VALENDO A FREQUENCIA

Por:   •  8/4/2022  •  Exam  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 2

EPIDEMIOLOGIA – Engenharia Ambiental e Sanitária

TAREFA VALENDO A FREQUENCIA do dia 31 de agosto

Aluna: Staël Caroline Rego                            RGM: 22936

Tarefa: comparar e descrever diferenças (NÃO PRECISA BUSCAR EXPLICAÇÃO, só compare e descreva) entre as duas tabelas apresentadas na aula de Epidemiologia, de 31 de agosto de 2020, sobre causas de morte em Dourados, notificadas pelo SUS, constantes nas certidões de óbito. Pode ser por categoria (CID-10) ou tipos de grupos (doenças crônicas, infecciosas ou causa externas).

Entregar no Moodle até próxima segunda-feira, 06 de setembro, às 23h e 59 minutos.

No período de 1996 a 2006 foi feito um levantamento das principais causas de Morte na Cidade de Dourados. Dados obtidos pelo SUS constantes nas certidões de óbito. Nela consta que as principais causas de morte naquele período foram causadas, em sua maioria, por doenças crônicas sendo a números 1 de óbitos a categoria de CID-10 o I21 seguido pelo X95, ambas com um total 698 e 469 respectivamente. Também no mesmo período observou-se que há apresentam na tabela 2 doenças infeciosas, sendo elas a de CID-10 J18 e A09 ambas com 412 e 170 registros de obtidos.

Em um registro de outro período (2007-2018) a categoria que predominou foi a de doenças crônicas sendo o CID-10 com maior número de registros o I21 com 1167. Neste mesmo período a segunda doença com maior numero de óbitos registrados trata-se de uma doença infecciosa com 563 óbitos registrados. Algumas doenças que antes não constavam nos registros anteriores agora se apresentam como o CID-10 C16 e V89. Com estas informações e possível verificar que, as mudanças no ranking podem estar associadas, ou não, a alguma politica publica adotada no período combinado com a conscientização da comunidade quanto ao trato da saúde.

>>>Como identificar se uma população está sadia?

Umas das formas mais utilizadas para o levantamento desta informação é formular uma base de dados obtidos por redes de saúde locais regionais e nacionais. Disponibilizar estas informações para estudos afim de compreender como anda a saúde da população. Obter estes dados com certa periodicidade ajudará na qualidade destas informações e entender a dinâmica do problema a ser solucionado.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (55.3 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com