TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TERMODINÂMICA – TROCA DE CALOR

Por:   •  23/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI[pic 1]

BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL

ANNA VITÓRIA ARCANJO DA SILVA

ANDRÉIA GÁM RAC NASCIMENTO CARDOSO

ISABELLA MARIA LIMA DANTAS

KEISA COSTA SOUSA

TERMODINÂMICA – TROCA DE CALOR

TERESINA – PI

2018

SUMÁRIO

  1. Introdução..............................................................................................................3
  2. Objetivos................................................................................................................4
  3. Parte experimental.................................................................................................5
  4. Resultados e Discussão..........................................................................................6
  5. Conclusão..............................................................................................................7
  6. Bibliografia............................................................................................................8

  1. INTRODUÇÃO:

Calorimetria é a parte da física que estuda os fenômenos relacionados as trocas de energia térmica. Essa energia em trânsito é chamada de calor e ocorre devido a diferença de temperatura entre os corpos. (GOUVEIA, 2018)

O calor representa a energia transferida de um corpo para um outro, em função unicamente da diferença de temperatura entre eles. Esse transporte de energia, na forma de calor, sempre ocorre do corpo de maior temperatura para o corpo de menor temperatura. Estando os corpos isolados termicamente do exterior, essa transferência irá ocorrer até atingirem o equilíbrio térmico. (GOUVEIA, 2018)

temperatura é uma grandeza física escalar que pode ser definida como a medida do grau de agitação das moléculas que compõem um corpo. Quanto maior a agitação molecular, maior será a temperatura do corpo e mais quente ele estará e vice-versa. (SILAS, 2018)

As trocas de calor acontecem porque o calor é um tipo de energia que transita entre os corpos para ocasionar o equilíbrio térmico entre ambos. Acontece quando dois ou mais corpos com temperaturas diferentes são colocados em contato em um mesmo ambiente (sistema isolado) e, depois de certo tempo, alcançam o equilíbrio térmico. (ANJOS, 2018)

  1. OBJETIVO:

- Determinar experimentalmente a temperatura de equilíbrio do sistema.

  1. PARTE EXPERIMENTAL
  • Material:

- Becker

- Água

- Termômetro

- Lamparina

- Balança

- Tela de amianto

- Tripé para lamparina

- Caixa de fósforos

- Copo térmico

  • Modo de proceder:

Preparou-se um copo com 50g de água e com um termômetro conferiu se estava à temperatura ambiente.

Em um Becker colocou-se 80g de água e aqueceu até chegar a uma temperatura de 60ºC, depois misturou-se essa água com a do copo e mediu-se novamente a temperatura com o termômetro.

Repetiu-se a experiência mais duas vezes. Colocou-se em uma delas uma maior quantidade de água quente e na outra uma maior quantidade de água fria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (155.5 Kb)   docx (29.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com