TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tarefa Pedologia

Por:   •  13/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 3

Tarefa 1 do Capítulo 1 Ciclo Rocha-Solo

  1. Tipo de Rocha,
  2. Exemplificado o local de ocorrência
  3. Particularidades.

Aqui seguem 3 classes de rochas como:

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

Optei pela Rocha Metamorfica, devido a estar sob alta pressão e temperatura nas profundezas da crosta.

 Vamos as profundezas - Rochas

Os sedimentos se acumulam em zonas topograficamente mais  baixas, com a compactação e temperaturas , assim da-se a origem pelas rochas sedimentares, das igneas a partir da magma em profundidades e por consolidação do magma.

Rochas metamorficas, da-se a origem secundaria das rochas sedimentares e igneas, ou de outras rochas metamorficas, das quais sofrem mudanças texturais e mineralogica ( eventos geologicos) em ambientes profundos da crosta , são transformações no estados solido , não há fluidos agindo neste processo geológico.

Como acontece: Das tectonicas das placas, grandes transformações de magnitudes do planeta, a crosta entre de baixo de outros continetes, se rompem, surge magmas , e com isto o planeta vai se transformando, se enrrugando, formando novas estruturas , formando o processo de metamorfiscos.

Exemplo: A Índia na colisão continental, ou  orogenia (deformação compressiva da litosfera continental.)   com a ASSIA, formando uma série de estruturas, e uma das principais estruturas  são as Montanhas do Himalaia , gigantes rochas metamorficas ,onde mostra grandes falhas, rupturas, e devido a pressão, forma uma serie de estress ( tensões) assim rompendo o sólido. Em certos lugares há expansão do fundo oceânico, criando novas crostas em outros locais, tem-se o consumo da placa, depois convergência de tensões, criando assim novas rochas metamorficas. As rochas estão na supercie por conta das erosões, suas deformações podem ser atuais como a do Himalaia, ou antigas (idade proterozóica, entre 2,5 bilhões e 542 milhões de anos) como na serra do mar, serra da mantigueira.

 

[pic 6][pic 7]

[pic 8][pic 9]

As reações metamorficas permanecem solidas, como a crosta terrestre, recristalização parcial ou total dos minerais. Agentes metamorficos.

 

Calor como formação de novos materiais

Pressão como mudanças fisicas nas rochas texturais

Fluído como pequena fração volátil H2OCO2.

A ação do fluido depende da profundidade, geralmente simultâneo, dependendo do ambiente, uma atua mais que a outra, assim como:

Arenito , seu componete principal o quartzo (rocha metaforfica) 1mm, em fluidos, facilitando a solda dos grãos.

Caracteristicas

Quanto maior o grau metamorfico, maior sera a transformação, e menos será preservada a rocha original, e aumento da densidade.

3 Tipos metamorficos

Contato – depende da temperatura e composição do magma

Porpriedades -  da rocha encaixante.

Cataciastico – Pressão e o agente mais importante na transformação da rocha, assim como a falha de San Andreas – California , associadas as falhas e dobramentos.

Rochas metamorficas

 - Gnaisse , usado em construção civil e pavimentação, origem  -Granito exemplo deste e o Pão de Açúcar no RJ e entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (2.2 Mb)   docx (2.3 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com