TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia do Concreto

Por:   •  2/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  950 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAI[pic 1]

EMCT – Engenharia Civil – 6º Período

Acadêmica: Thalita Correia

Disciplina: Tecnologia do Concreto de Cimento Portland

Professora: Sílvia Santos, Dra.

Exercício 1 – M1

  1. Quando se produz certo tipo de cimento Portland é importante que a composição dos óxidos permaneça constante. Porquê?

É necessário que a composição dos óxidos permaneça constante, uma vez que estes compostos, como o óxido de sódio (Na2O) e de potássio (K2O), conhecidos também como álcalis, reagem com alguns agregados, de forma que os produtos gerados ocasionam a desintegração do concreto, além de influenciarem na velocidade do aumento de resistência do cimento.

  1. Quais cimentos são mais bem indicados para construção em: (a) clima frio; e (b) clima quente.
  1. Em climas frios o cimento mais indicado é o de alta superfície específica, ou seja, grãos mais finos, visto que por conta da baixa temperatura é necessário um grão que hidrate rapidamente, uma vez que a velocidade de hidratação depende da finura das partículas do cimento.
  2. Em climas quentes utiliza-se cimentos de baixa superfície específica, ou seja, grãos mais grossos, posto que por conta da alta temperatura é necessário um grão com baixo calor de hidratação. Sendo que no interior do concreto se houver aumento da temperatura, pode resultar em fissuração se associado à baixa condutividade térmica do concreto.
  1. Qual a importância da finura do cimento? Qual a ordem de grandeza da finura dos cimentos produzidos atualmente no Brasil?

A finura do cimento é importante devido a alguns fatores, tais como: a sua influência na velocidade de hidratação, a reação mais energética produzida por ela combinados com agregados álcali-reativos, além de fazer com que a pasta de cimento apresente maior retração e fissuração, a melhora da resistência que o mesmo proporciona e a diminuição da exsudação se comparados com grãos mais grossos. Ademais, grãos mais finos se deterioram mais rapidamente quando expostos ao ar.

Em relação a ordem de grandeza da finura dos cimentos, a especificação desta se dá em função do resíduo na peneira de 75µm (número 200), isto de acordo com a NBR 11579:2012, com versão corrigida no ano de 2013.

  1. Por que o concreto é o material mais largamente utilizado na engenharia?

Existem alguns fatores que contribuem para que o concreto seja largamente utilizado na Engenharia, dentre eles destaca-se: a sua resistência à água que o faz ter a capacidade de transportar ou armazenar a mesma, como em dutos; a sua facilidade de ser executado em elementos estruturais de diversas formas e tamanhos, devido a sua fluidez e posterior endurecimento; a sua utilização junto ao aço, no caso do concreto armado, que é possível através da igualdade da ordem de grandeza do coeficiente de dilatação de ambos; pelo seu baixo custo; e etc.

  1. Defina os seguintes termos: agregado miúdo e agregado graúdo.

De acordo com a NBR 7211:2009, agregado miúdo é aquele “cujos grãos passam pela peneira com abertura de malha de 4,75mm”. Por outro lado, ainda segundo a norma, agregado graúdo é aquele “cujos grãos passam pela peneira com abertura de malha de 75mm e ficam retidos na peneira com abertura de malha de 4,75mm.”

  1. Qual a diferença entre resistência e tenacidade? Por que a resistência do concreto aos 28 dias é geralmente especificada?

A diferença está na definição de cada um, visto que resistência é a capacidade de suportar esforços submetidos por ações externas, por outro lado, a tenacidade é a capacidade do material de absorver a energia mecânica submetida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (113.2 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com