TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TECNOLOGIA DO CONCRETO - CONCRETO LEVE

Por:   •  31/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.529 Palavras (11 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 11

Wanderson Pereira Dias

Diego Mendes

Jhonathas Rocha

Hyerro Cabral

TECNOLOGIA DO CONCRETO - CONCRETO LEVE

Palmas – TO[a]

2021

Wanderson Pereira Dias

Diego Mendes

Jhonathas Rocha

Hyerro Cabral

TECNOLOGIA DO CONCRETO - CONCRETO LEVE

Trabalho elaborado e apresentado como requisito parcial ap2 para aprovação na disciplina de Tecnologia do concreto pelo curso de Engenharia Civil no Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA), ministrada pelo prof.  Dr. Fábio Henrique de Melo Ribeiro.

Palmas – TO[b]

2021

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1 – Concreto         10

Figura 2 - Southwestern Bell Telephone Company        10

Figura 3 - hotel Chase-Park Plaza        11

Figura 4 - Ponte Stovset        11

Figura 5 - Ponte Nordhorland        12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        5

2 OBJETIVOS        6

2.1 Objetivo geral        6

2.2 Objetivos Específicos        6

3 JUSTIFICATIVA        7

4 REFERENCIAL TEÓRICO         8

4.1 CONCRETO        8

4.2 AGREGADOS        8

4.3AGREGADOS LEVES         8

4.4 Argila expandida          9

4.5 Concreto leve         9

4.5.1 Cenário Histórico        10

5 CONCLUSÃO        12

6 REFERÊNCIAS        13

1 INTRODUÇÃO

           Na construção de civil, um dos materiais mais empregado é o concreto, composto comumente por cimento Portland, água e agregados. O cimento Portland é um aglomerante, produzido com calcário, argila e gesso, e quando entra em contato com água, forma uma pasta que endurece e adquire resistência mecânica.

          Os materiais denominados agregados, possuem características granulares de dimensões e propriedades adequadas para a construção civil e estão divididos em miúdos e graúdos.  O concreto possui elevada massa específica e um dos fatores responsáveis é o agregado graúdo de origem basáltica, granítica ou calcária, que são os mais utilizados atualmente, porém esses agregados podem ser substituídos por outros de menor massa específica, como a argila expandida, vermiculita, isopor, EVA ou pela incorporação de bolhas de ar no concreto e assim é constituído o concreto leve com peso específico ficando abaixo de 2.000 kg/m³.

         A utilização do concreto leve promove menores esforços nas estruturas, conforto térmico e acústico, economia em fôrmas e cimbramentos além da diminuição de custos com transporte e montagem de construções pré-fabricadas. O concreto leve tem grande potencial de utilização, principalmente em estruturas onde o peso próprio tem grande influência nas cargas, como as pontes de grandes vãos e edifícios de múltiplos pavimentos.

         O concreto leve possui massa específica em torno de 1120 a 1920 kg/m³ e a resistência à compressão deve ser superior a 17 Mpa (AMERICAN CONCRETE INSTITUTE, 2003). Porém, de acordo com a NBR 6118, há uma exigência de uma resistência mínima para concretos estruturais, que é 20 Mpa.

         

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

        Identificar as características do concreto, com utilização de agregados de menor massa específica.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Estudos sobre fundamentos teóricos para utilização de agregados de menor peso específico;
  • Verificar teoricamente a resistência mecânica e a absorção de água do concreto leve;

  • Comparar as características do concreto leve com o concreto convencional.

3 JUSTIFICATIVA

           Na busca por criar alternativas aos materiais e métodos construtivos, pesquisadores da área da construção civil analisam cada vez mais o caso do concreto leve. Pois apresentam inúmeras vantagens sem prejudicar as principais características exigidas dos concretos estruturais.

           A maior vantagem será o alívio gerado nas estruturas, principalmente nas fundações, que resulta em redução dos custos e permite que as construções sejam feitas em solos de menor capacidade de carga. Além disso, quando utilizado como elemento de vedação, em forma de painéis ou blocos de concreto leve, lajes ou paredes estruturais, melhora o conforto termoacústico dos ambientes.

          Portanto, o presente trabalho tem como justificativa comprovar a funcionalidade e os benefícios da utilização do concreto leve, visando dessa forma, o aumento da sua utilização no Brasil.

4 REFERENCIAL TEÓRICO

 4.1 CONCRETO

            De acordo com Meht e Monteiro (2008) o concreto é um material que consiste em um meio de aglomerantes, dentro do qual estão mergulhados fragmentos de agregados. Todo esse meio cria uma pasta, com função inicial de envolver os agregados preenchendo os vazios formados e gerando possibilidade de manuseio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com