TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnológica da produção do concreto em usinas dosadoras no município

Por:   •  10/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.706 Palavras (27 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 27

Verificação tecnológica da produção do concreto em usinas dosadoras no município de Mossoró/RN.¹

Charles Amaro Morais²

Francisco Alisson de Souza Rodrigues³

Rayonne Fratreccio Aderaldo da Silva4

Hannah Lerissa Hydaradaya Moura Santos de Farias5

RESUMO

A necessidade constante da qualidade, redução de custos, agilidade e racionalização dos canteiros de obras, faz com que as construtoras contratem para as suas obras, empresas especializadas na produção de concreto usinado. Como o concreto está ligado à parte estrutural da obra é de fundamental importância seu controle tecnológico, pois, está ligado diretamente à qualidade do empreendimento. A presente pesquisa teve como objetivo realizar um estudo sobre o controle tecnológico em usinas de concreto, dando ênfase à produção do concreto. Para tanto foi comentado sobre o processo do controle tecnológico do concreto, apurado como é feita a seleção e armazenamento dos insumos, observado e detalhado o processo de produção e confrontado os procedimentos, métodos e ensaios adotados pelas usinas com as normas estabelecidas. Como um das usina não atendeu os parâmetros exigíveis em norma, foi produzindo um concreto em condições laboratoriais a fim de comparar o concreto produzido nela com o produzido em laboratório, os quais apresentaram resistência inferior a pretendida. O presente estudo foi realizado com as usinas de concreto localizadas no município de Mossoró/RN, o delineamento da pesquisa foi do tipo exploratório juntamente com estudo de caso, o qual possuiu como instrumento utilizado para coleta de dados, questionários, entrevistas e experimentos. Seu universo é compreendido nas duas usinas de concreto, presentes no município.

Palavras-Chave: Controle tecnológico. Concreto. Usinas dosadoras.

ABSTRACT


The constant need for quality, cost reduction, agility and rationalization of construction sites, makes hiring builders for their works, specialized in the production of ready-mix concrete. As the concrete is connected to the structural part of the work is of fundamental importance its technological control, therefore, is directly linked to the quality of the enterprise. This study aimed to carry out a study on the technological control in concrete factory, emphasizing the production of concrete. For this was commented on the process of technological control of concrete, calculated how is the selection and storage of inputs, observed and detailed the production process and faced the procedures, methods and tests adopted by factory with established standards. As one of the fatory did not meet the required parameters in standard, was producing concrete in laboratory conditions in order to compare the concrete produced it with that produced in the laboratory, which showed the desired lower resistance. This study was conducted with concrete factory located in the city of Mossoró/RN, the study design was an exploratory along with case study, which owned an instrument used for data collection, questionnaires, interviews and experiments. His universe is understood in two concrete factory, presents in the city.

Keywords: Technological control. Concrete. Dosing factory.

  1. INTRODUÇÃO

O concreto está ligado à parte estrutural da obra, portanto é de fundamental importância o seu controle tecnológico, já que influencia na qualidade e segurança do empreendimento. Vários fatores podem influenciar na qualidade do concreto, como os materiais que o compõem e aos processos de mistura, dosagem, transporte, lançamento, adensamento e cura do mesmo. A falta de controle do concreto pode levar uma obra à ruína ou ao comprometimento da sua estrutura.

A busca constante da qualidade, a necessidade da redução de custos, agilidade e a racionalização dos canteiros de obras, fazem com que o concreto dosado em central, seja cada vez mais utilizado, com isso as construtoras contratam empresas especializadas na prestação de serviços de concreto usinado.

Quando as construtoras contratam as usinas, elas repassam as características e propriedades do concreto que desejam em suas obras. As usinas ficam responsáveis pela produção do concreto, atendendo a NBR: 7212 (2012) Execução de concreto dosado em central – Procedimento; que define os requisitos gerais no processo de produção do concreto. É imprescindível que o procedimento seja cumprido de forma correta, conforme também estabelecido pela NBR: 12655 (2015) Concreto de Cimento Portland – Preparo, controle, recebimento e aceitação – Procedimento; no qual define as responsabilidade do construtor, executor, projetista, cliente e tecnologista.

A presente pesquisa teve como objetivo realizar um estudo sobre o controle tecnológico em usinas de concreto, dando ênfase à produção do concreto. Para tanto foi comentado sobre o processo do controle tecnológico do concreto, apurado como é feita a seleção e armazenamento dos insumos, observado e detalhado o processo de produção e confrontado os procedimentos, métodos e ensaios adotados pelas usinas com as normas estabelecidas. Com o propósito de averiguar se as usinas realizam tais procedimentos, o presente trabalho levantou alguns questionamentos para avaliar através de coletas de dados se as mesmas realizam o controle tecnológico do concreto produzido por elas. Caso a pesquisa mostre não conformidade dos procedimentos de acordo com estabelecidos em normas, será produzido um concreto em condições laboratoriais com intuito de comparar com o produzido nas usinas.

  1. REFERÊNCIAL TEÓRICO

  1.  A TERCEIRIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DO CONCRETO

A cada dia as construtoras querem diminuir custos e aumentar a produtividade, com melhor custo/benefício e qualidade. Por esse motivo, as mesmas estão optando pelo o uso do concreto usinado em suas obras, mantendo a qualidade específica do concreto. Dessa forma, minimizam os problemas e aperfeiçoam os processos de conformidade/não conformidade da especificação do projeto.

A utilização de concreto dosado em central possibilita a racionalização do processo construtivo, maior produtividade no canteiro de obra, melhores condições para garantia da qualidade através de programas implantados nas centrais, além da redução de custos por metro cúbico de concreto lançado, redução do desperdício, entre outras vantagens. (BORGES, 2009 apud ABESC, 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.6 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (835.5 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com