TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de visita técnica Usina de Concreto

Por:   •  4/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.121 Palavras (9 Páginas)  •  738 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS - CAMPUS PALMAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA:

USINA DE CONCRETO SUPERMIX CONCRETO
 

 

 

GYSELLE LYANDRA RIBEIRO FREITAS

[pic 2]

 

   

 

 

 

 

 

PALMAS - TO

2017

APRESENTAÇÃO- INFORMAÇÕES GERAIS

Atendendo a solicitação do Professor D.r.  Moacyr Sales Neto, da disciplina de Tecnologia dos concretos e argamassas, apresento em seguida o relatório das atividades desenvolvidas durante a visita à usina de concreto SuperMix Concreto que ocorreu no último sábado (24), na cidade de Palmas-To.

A empresa SuperMix Concreto encontra-se no mercado de concreto há mais de 40 anos, por isso sua marca é conhecida nacionalmente e atende centrais fixas e móveis pelo país, o que faz gerar resultados expressivos de 6,5 milhões de m³ de concreto anual, para mais de 6 mil clientes. Na cidade de Palmas-To, a empresa encontra-se na Quadra 212 Sul - Rua SR 15, Lt 01- Centro. O concreto comercializado para a região tem os limites de pedidos de 3 m³ mínimos e 9 m³ máximos de concreto; o tipo de concreto vai variar de acordo com as necessidades da obra e do cliente, levando em conta fatores como: Resistência, abatimento, granulometria e tipo de material. Assim também vale para as argamassas, entretanto, a empresa também conta com a comercialização da argamassa estabilizada, como se sabe, esse tipo de argamassa tem como característica principal, o seu tempo de pega que pode se estender por horas, embora apresente resistência reduzida em relação a convencional; outro tipo de argamassa comercializada, além da convencional e da estabilizada, é a argamassa autonivelante que como o nome já sugere, nivela facilmente em meio ao substrato condicionado pelo planejamento da obra.  

 

OBJETIVOS

O objetivo geral da visita técnica pode ser expresso como forma de integrar o acadêmico do curso de engenharia civil ao seu futuro ambiente de trabalho ,de tal forma que mostre práticas associadas à produção de concreto e argamassa em uma usina de concreto, promovendo assim esclarecimentos e novas perspectivas acerca da realidade e competências que o curso exige. O objetivo principal tem como foco apresentar as rotinas produtivas e os mecanismos presentes durante a produção do concreto, a rigorosidade de prazos, qualidade do serviço e a importância de uma gestão correta  para um espaço que demanda tanta responsabilidade , seja com seus colaboradores, seja com seus clientes.

PROGRAMAÇÃO REALIZADA

• Chegada a empresa às 8:30 da manhã.

• Visita aos setores: Administrativo, salas de controle, área de controle da qualidade ( laboratório) , depósito dos materiais e tanque de reaproveitamento de fluidos .

• Término da visita às 12:00 h.

DESENVOLVIMENTO

Inicialmente fomos recepcionados pelo gerente da usina de concreto, Sr. Ricardo que trabalha há 8 anos na empresa e faz um breve resumo sobre a história da empresa e dos desafios que a mesma enfrentou durante esses 40 anos de existência no país, o mesmo ainda apresentou o roteiro da visita que se iniciaria na sala administrativa da empresa, local onde também é recepcionado os clientes para a compra do concreto ou argamassa.

 As primeiras instruções foram direcionada para o coletivo; fomos orientados a andarmos sempre em grupo por questões de segurança, já que estávamos visitando a empresa em pleno funcionamento, em seguida, fomos convidados para adentrar em uma das principais salas de operações da empresa a sala de controle de balança.

SALA DE CONTROLE DE BALANÇA.

Todo o material que é feito para a produção do concreto ou argamassa é controlado pelas máquinas da sala de balança, é neste local em que é feita a leitura eletrônica do peso de cada material constituinte do concreto, este pode variar de acordo as especificações do cliente que previamente já estabelece a resistência e as características do material que é solicitado, a balança faz o controle do agregado miúdo, aditivos, água e agregado graúdo. Após a pesagem de cada material que acontece na parte externa da empresa, mas controlada pela cabine da balança com a presença do operador de balança, os materiais são lançados dentro do caminhão betoneira de forma mecânica,  para que possa iniciar-se o processo de misturas , gerando assim o concreto ou a argamassa.

SETOR DE CONTROLE DE QUALIDADE

Em seguida percorremos os setores de controle de qualidade da empresa que ,segundo normas técnicas, que é obrigada a confeccionar corpos de provas  a cada 20 m³ de concreto com suas respectivas amostras ; o objetivo da prática  é a  avaliação do desempenho do concreto que é comercializado para a região de Palmas. Durante a apresentação deste setor, foi possível observar o cuidado minucioso que a empresa tem com controle da qualidade  do concreto. As amostras recolhidas do concreto são moldadas em três corpos de prova cilíndricos , esses corpos de provas ficam dispostos em um tanque de água recebendo a cura e esperando serem  rompidos na idade de 7 dias ( um corpo de prova)  e 28 dias ( os dois últimos corpos de prova) , cada corpo de prova tem fixado em sua estrutura um código de barras que direciona qual é o cliente ligado ao concreto, diretamente na nota fiscal que será emitida pelo mesmo durante a compra do produto, tornando assim a identificação e o controle de dados mais eficientes.  

LABOTATÓRIO 

         Continuando, visitamos o laboratório em que acontece o rompimento dos corpos de prova  e outras atividades como o peneiramento do agregado graúdo e miúdo , para controle de suas respectivas dimensões máximas características  e módulo de finura, que por sua vez , influenciam diretamente no desempenho do concreto .No mesmo laboratório, descobrimos também que o teor de umidade e massa específica do agregado miúdo são feitos com métodos semelhantes aos aprendidos no curso  na disciplina de Materiais de construção I e Tecnologia dos concretos e argamassas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (974.7 Kb)   docx (807.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com