TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DA ENERGIA EÓLICA COMO FONTE DE PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

Por:   •  10/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.955 Palavras (16 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

Engenharia Mecânica

A UTILIZAÇÃO DA ENERGIA EÓLICA COMO FONTE DE PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

Felipe Aurélio Baptistella                 RA: 002201500978 

 João Gustavo de Oliveira

            RA: 002201500590

Itatiba

2019

1 INTRODUÇÃO

A produção e disseminação de energia estão ligadas, ao longo da história, com o desenvolvimento econômico. Matrizes energéticas fazem o uso acentuado de energias não renováveis como: petróleo, carvão, gás natural e urânio. Esse tipo de produção e consumo tem gerado, ao longo da história, uma série de danos ao meio ambiente e consequentemente colocado em risco à saúde dos seres vivos. Diante dessas preocupações, tem-se buscado por alternativas de energias limpas e renováveis, dentre elas, a energia eólica tem despertado significativa atenção durante as últimas décadas.

A utilização dos ventos como fonte geradora de energia, tem sido utilizada há mais de 3.000 anos, através de moinhos de vento usados para a moagem de grãos e bombeamento de água para atividades agrícolas. O desenvolvimento da navegação e período das grandes descobertas de novos continentes foi propiciado em grande parte pelo emprego da energia dos ventos (MARTINS; GUARNIERI; PEREIRA, 2008).

Cada vez mais a energia eólica têm se tornado uma importante fonte geradora de eletricidade, vem conquistando seu espaço nas matrizes elétricas mundiais. Estudos vêm sendo desenvolvidos há cerca de 150 anos, e atualmente, a energia oriunda dos ventos, dentre as fontes renováveis, é a mais promissora quando o assunto é a geração de eletricidade, em curto prazo, considerando aspectos de segurança energética, custo socioambiental e viabilidade econômica (MARTINS; GUARNIERI; PEREIRA, 2008).

Incentivos governamentais para a utilização da energia dos ventos levou ao aumento da sua participação em diversos países, e ocorreu um alto crescimento a partir de 1996, que se fortaleceu a partir de 2004. Porém, devido à crise financeira de 2008 o mercado de energia eólica esfriou na Europa e nos Estados Unidos, principais mercados para essa tecnologia. Tal fato fez com que as grandes empresas de fabricação de aero geradores investissem nos países em desenvolvimento, como o Brasil.

A principal fonte de energia elétrica no Brasil é oriunda das usinas hidrelétricas, e recentemente, o país passou por uma crise nesse setor por conta de um longo período de estiagem. Devido a isso, desde então, para suprir a necessidade de toda a população brasileira o governo tem utilizado em maior escala as usinas termelétricas, e consequentemente, o valor da energia elétrica no país aumentou consideravelmente.

Diante desse panorama, seria possível afirmar que a energia eólica se tornará a principal fonte de geração de energia elétrica no Brasil?

Nesse contexto, o Brasil vem investindo em fontes alternativas de energias. Com a criação do PROINFA (Programa de Incentivos às Fontes Alternativas de Energias) que tem como objetivo aumentar a participação de fontes de alternativas renováveis na produção de energia elétrica impulsionou o desenvolvimento do mercado eólico no Brasil e foi possível mostrar que a energia eólica é viável tecnicamente, pois proporcionou um ambiente com poucos riscos para investimento em uma tecnologia pouco conhecida no país, através da primeira política pública. Os contratos de longo prazo de compra de energia pela Eletrobrás a uma tarifa que refletisse os custos de capital, as condições de financiamento pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento) de até 80% do projeto e a flexibilidade de geração resultaram em um ambiente atrativo para os investidores (SIMAS; PACCA, 2008).

Atualmente, o mercado nacional da produção de energia eólica está em plena ascensão. Estima-se que até o final de 2019, a produção de energia elétrica por meio dos aero geradores ocupe a segunda colocação do ranking nacional. Hoje, no Brasil chega 14,71 GW de capacidade instalada, que representa 9,0% na composição da matriz elétrica brasileira. Segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), o potencial eólico brasileiro é de gerar 500 GW de energia elétrica, ou seja, quase três vezes do total da matriz nacional, gerado atualmente.

1.1  Objetivo Geral

O presente estudo tem como objetivo verificar as principais características da energia eólica como fonte renovável de energia, através do estudo da sua eficiência, custo de implantação se comparado com as outras formas de geração de energia, além de operação e possibilidades de tornar-se a principal fonte de geração de energia elétrica em nosso país.

1.2 Justificativa

A energia elétrica tornou-se essencial para a vivência da população em todo o mundo. Porém, as formas de sua obtenção geram impactos ambientais significativos e podem trazer riscos para a sociedade.

Diante disso, a busca por energias renováveis vem aumentando em todo o mundo e a energia eólica tem-se destacado e é uma das grandes esperanças tecnológicas, com a expectativa em reduzir os impactos ambientais na geração de energia elétrica, pois é totalmente limpa e abundante, visto que os ventos se apresentam como um recurso inesgotável. Notou-se que são necessários investimentos em tecnologias que supram as necessidades de hoje, sem prejudicar as futuras gerações.

O benefício de maior importância ao meio ambiente é a não emissão do dióxido de carbono na atmosfera, o qual, é o maior responsável pelo agravamento do efeito estufa levando a mudanças climáticas global e consequências desastrosas. Além disso, a geração eólica melhora a economia local e oferta empregos, além de ser uma tecnologia em grande desenvolvimento, reduzindo constantemente os custos de construção e geração.


2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1 Energias renováveis

A expressão energia renovável é utilizada para classificar as formas disponíveis na natureza de se obter energia de modo cíclico sem que gere um impacto ambiental negativo. Essas fontes energéticas são capazes de gerar combustíveis para automóveis, eletricidade e até mesmo calor. As energias renováveis tem um papel muito importante para a sustentabilidade do sistema energético. É notável que vários países estão investindo nestas formas de obtenção de energia, afim de se preservar o meio ambiente, porém sua parcela de contribuição nas matrizes energéticas ainda é muito pequena, já que os  países mais industrializados fazem uso em quase sua totalidade de energias não renováveis como o petróleo, carvão mineral, gás natural energia nuclear (COSTA; PRATES, 2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)   pdf (390.2 Kb)   docx (526.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com