TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DO BAMBU EM PROJETOS ESTRUTURAIS.

Por:   •  16/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.927 Palavras (12 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO JUDAS TADEU – CAMPUS UNIMONTE

AMANDA CHAGAS DOS SANTOS

AUGUSTO SILVA MARIANO

ERIKA DUARTE

 IZABELA VILELA COSTA

LETÍCIA PONTES RIBEIRO

LUIZ HENRIQUE REIS NEVES

RAPHAEL PEREIRA CUSTÓDIO

A UTILIZAÇÃO DO BAMBU EM PROJETOS ESTRUTURAIS.

Projeto Integrador apresentado ao Centro Universitário São Judas Tadeu – Campus Unimonte do Curso de Engenharia Civil.

Orientador: Prof. M.c.  Helio Augusto de Lima Rangel.

Santos 2019[pic 2][pic 3]

 AMANDA CHAGAS DOS SANTOS

AUGUSTO SILVA MARIANO

ERIKA DUARTE

 IZABELA VILELA COSTA

LETÍCIA PONTES RIBEIRO

LUIZ HENRIQUE REIS NEVES

RAPHAEL PEREIRA CUSTÓDIO

A UTILIZAÇÃO DO BAMBU EM PROJETOS ESTRUTURAIS.

Projeto Integrador apresentado ao Centro Universitário São Judas Tadeu – Campus Unimonte Curso de EngenhariaCivil.

Orientador: Prof. Mc. Helio Augusto de Lima Rangel.

BANCA EXAMINADORA

Nome do examinador: [pic 4]

Titulação:

Instituição: Centro Universitário São Judas Tadeu – Campus Unimonte

Nome do examinador: [pic 5]

Titulação:

Instituição: Centro Universitário São Judas Tadeu – Campus Unimonte

Local: Centro Universitário São Judas Tadeu – Campus Unimonte

Data da aprovação: [pic 6]

[pic 7]

Resumo

Com o aumento do uso de madeira na construção civil, procuram-se fontes alternativas, ajudando a diminuir a derrubada de árvores. Visando essa atual situação, realizou-se este estudo para analisar a viabilidade e desempenho da viga, substituindo a madeira por bambu, buscando obter rigidez e resistência mecânica semelhante, custo benefício e preservação ambiental.

Buscou-se conhecer e compreender as características do bambu, assim como também da madeira garapeira, uma das madeiras mais utilizadas para vigas na construção civil.

Através dos resultados obtidos por meio de testes e comparações com as as informações obtidas da madeira, constatou-se uma boa capacidade de resistência a compressão do bambu.

Palavras chave: Madeira. Substituindo madeira por bambu. Preservação ambiental.

Abstract

With increased use of wood in construction, you can also find alternatives to reduce tree felling. Vis to this current situation, a study is to analyze the feasibility and performance of the beam, replacing the wood with bamboo, seeking the rigidity and the mechanical resistance, the benefit and the environmental preservation.

It was sought to know and understand how characteristics of bamboo, as well as the wood Araucaria angustifolia (Pinho do Paraná), one of the most used woods for the construction industry.

Through the results obtained by means of tests and comparisons, the information is of the wood, consisting of a good capacity of compressive resistance of the bamboo.

Keywords: Wood. Replacing wood with bamboo.Environmental preservation.

  1. INTRODUÇÃO

Os bambus são plantas herbáceas e lenhosas, pertencentes à família das Gramineae ou Poaceae, com mais de 1.250 espécies classificadas e distribuídas em cerca de 90 gêneros distintos. Desenvolvem-se em regiões com clima tropical e subtropical com temperatura moderada, adaptando-se tanto ao nível do mar quanto em altitudes próximas de quatro mil metros (LÓPEZ, 1974).

        

A construção civil é uma das áreas mais significativas, podendo até ser considerado o termômetro da economia, porém é apontada como o setor mais prejudicial ao meio ambiente, com essa preocupação a procura de materiais sustentáveis só tem aumentado.

O aproveitamento do bambu já é feito há muitos anos e ainda é considerado como uma inovação e promessa do futuro. Uma possibilidade para a construção civil, o bambu auxilia para uma arquitetura mais sustentável e contribui para diminuição, ainda que parcial, do problema habitacional que ainda existe no Brasil.

O presente trabalho estuda o comportamento do bambu em vigas, substituindo a madeira. A utilização de materiais renováveis e de baixo consumo de energia é fundamental em todas as áreas produtivas, principalmente o da construção civil, devido ao alto consumo de energia que a atividade requer. Esta opção além de reduzir custos, contribui na redução dos efeitos de agressão ambiental (SILVA, 2007, p.24).

Segundo Nogueira (2009) o material apresenta excelentes características mecânicas como leveza, força, dureza, conteúdo de fibras, flexibilidade e facilidade de trabalho, ideais para diferentes propósitos tecnológicos (apud BRAGA; ARRANZ; CAMINHOLA, 2011, P.17).

  1. OBJETIVO

O propósito é estudar as propriedades e aplicabilidade do bambu no âmbito da construção civil, fazendo a substituição da madeira pelo mesmo, visando principalmente o custo-benefício e a preservação ambiental, já que o bambu é um material acessível, leve e de fácil plantio.

  1. JUSTIFICATIVA

O mercado atual da construção civil dispõe de diversos materiais e métodos, alguns muito antigos e pouco sustentáveis.

O uso da madeira, por exemplo, é um método milenar e ao decorrer dos anos, torna-se cada vez mais prejudicial ao meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (745.3 Kb)   docx (542.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com