TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios Estruturais Para Elaboração De Um Projeto De Pesquisa Científica

Artigo: Princípios Estruturais Para Elaboração De Um Projeto De Pesquisa Científica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  1.126 Palavras (5 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 5

A desenvoltura de um projeto de pesquisa abrange um conjunto de aspectos de ordem técnica, gramatical e estrutural condizente a normas estabelecidas por órgãos educacionais no intuito de desenvolver trabalhos coerentes no âmbito de graduação, especialização, mestrado, doutorado e tantas outras titulações almejadas, no intuito que as produções detenham sobretudo relevância social informativa que leve a conhecedores e leigos a conscientização e conhecimentos acerca de eventos que acontecem no dia-a-dia nas diferentes áreas do saber humano. É oportuno mencionar que o tempo verbal do futuro do pretérito, pois trata-se de procedimentos aos quais ainda serão aplicados.

O projeto de pesquisa pode ser composto por diferentes elementos textuais e pós-textuais, todavia os essenciais para atender uma demanda condizente aos preceitos científicos baseiam-se em: Assunto e delimitação do estudo, problemática, Formulação dos objetivos gerais e específicos, Justificativa, Hipótese, Fundamentação Teórica, Procedimentos metodológicos e Considerações finais.

Tema ao qual se pretende pesquisar e escrever, onde a delimitação seria restringir ou abordar somente um micro grupo de uma macro população onde um problema ou acontecimento ocorre.

EX: A utilização de drogas ilícitas na zona urbana de Taubaté-SP.

ste item busca-se um evento ou alguma ocorrência corriqueira ou chamativa evidenciada num dado grupo ou contexto por meio de observação, testes ou questionários, geralmente é procedido por meio de interrogação, uma pergunta a ser respondida ao fim do estudo.

EX: Será que há uma crescente utilização de drogas ilícitas na zona urbana de Taubaté-SP?

Neste apresentam-se os objetivos gerais do estudo e específicos, onde este última alicerça as questões para elucidação do geral.

3.1 – OBJETIVO GERAL

- Identificar qual o principal fator que tem levado a população de Taubaté-SP a se tornar usuários de drogas ilícitas.

3.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Descobrir quais são as drogas ilícitas mais consumidas;

- Encontrar qual faixa etária o uso das drogas ilícitas é mais significativo;

- Identificar quais as consequências que o uso de drogas causa.

Descrever os fatores pelo qual se pretende desenvolver a pesquisa, abordando contribuições que este tem e terá para o campo profissional de atuação. Expor menções de autores que solidifiquem as afirmações e conclusões que pelas quais venham a ser descrita neste item. Numa linguagem mais simplificada este enunciado poderia ser composto a partir das respostas que compreendem pra que este estudo?Pra quem?Como ele pode auxiliar o grupo estudado?No campo profissional qual o significado deste para futuros pesquisadores e atuante de seu campo formativo?

EX: O presente estudo será realizado devido ao notável crescente número de usuários de drogas que surge diariamente do estado de São Paulo e mais precisamente na cidade pesquisada. A criminalidade tem aumentado acentuadamente, sobretudo em virtude do elevado trafico de entorpecentes, algo que é ratificado na mídia e na vida urbana como um todo, aumentando consideravelmente o número de mortes e de integrantes em clinicas de recuperação. A pesquisa é de grande relevância social para a sociedade se informar a cerca deste mal que é uma realidade cotidiana que aterroriza os lares brasileiros, no intuito quem sabe que sejam criadas políticas públicas que amenizem este problema. Almeja-se que os dados expostos e encontrados os transcritos alavanquem a campo das ciências sociais em prol de entender e elucidar questões de ordem sócio culturais do século XXI.

Trata-se de eventuais acontecimentos que englobam e respondem parcialmente as causas para os possíveis objetos aos quais serão pesquisados. Vale salientar, que estes são tão somente fatos de uma realidade cotidiana, o que poderá diferenciar-se dos seus resultados após aplicação do projeto, sobretudo por se tratar de uma pesquisa de cunho fenomenológica que visa obter, estudar e qualificar um ou mais fatos evidenciados.

EX:

- Parece ser mais evidente os jovens serem o maior vitimado pelo uso indiscriminado de drogas nos grandes centros urbanos;

- Uma sociedade voltada tão somente ao capitalismo esquece-se dos valores morais e adentra num mundo de vícios;

- Supõe-se que os laços familiares não têm atendido a preceitos de criação como os de uma sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com