TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A abordagem estética no projeto de estruturas de edificações: do ensino à concepção de sistemas estruturais

Por:   •  6/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  1.017 Visualizações

Página 1 de 2

A abordagem estética no projeto de estruturas de edificações: do ensino à concepção de sistemas estruturais

  1. Qual a definição para valorização formal no sistema estrutural de uma edificação?

A técnica como meio que viabiliza a realização da construção e o funcionamento do edifício, cria se possibilidades formais, valorizada com intensão estético. Levando em consideração os aspectos técnicos de caráter tecnológicos, com grande destaque para a expressão arquitetônica, ou seja, a dimensão representativa de valor simbólico. Com riqueza de valore dinamização, formal e atenção aos detalhes da estrutura e do próprio do edifício.

Em oposto ao sistema estrutural que cumpre apenas função de sustentação, portanto, não há destaque formal.

Exemplos de edifícios com valorização formal:

Edifício de escritório em Dresden, Alemanha, que valoriza a área do café em balanço, para criar um espaço dinâmico e movimentado.

Edifício do administrativo da Mercedes Benz, Alemanha, que tem cuidado com a estrutura do plano horizontal, encontro de peças, cabos atirantados, o desenho da cobertura que evidenciam a preocupação com a valorização formal tem por definição a resolução formal do sistema estrutural vinculado à ênfase em se inclui a técnica na concepção da edificação arquitetônica.

Imagem ilustrativa em anexo.

  1. Quais as possibilidades de valorização dos desenhos do sistema estrutural na edificação arquitetônica? Segundo o texto.

As possibilidades são muitas, falaremos aqui da utilização de casos de estruturas metálicas. Na valorização do desenho dos sistemas estruturais, há a intenção de destacar o valor simbólico da técnica, em decorrência do programa que remete o desenvolvimento tecnológico.

 Vemos nos aeroportos a intenção de vincular a imagem com arrojo e atualidade de técnicas de estrutura de aço, como caráter imediato, remetendo à modernidade com o uso de signos de desenvolvimento tecnológico. Como no caso da Câmara dos deputados do estado Saxônia, em Dresden, Alemanha, em que os pilares estão inclinados e fora do prumo para dinamizar a resolução formal da edificação, como elementos articulados de forma autônoma que se destaca o caráter escultural do conjunto viga-pilar na resolvendo a forma arquitetônica.

Imagem ilustrativa em anexo.

  1. Quais aspectos devem ser valorizados pedagogicamente na concepção estrutural na arquitetura?

Dois aspectos devem ser valorizados:

1 – A estrutura em uma edificação faz parte de um todo a ser construído, é um dos elementos geradores do espaço, que trabalha como elemento formal e que o papel é um duplo entre a forma e função, pensamento e estrutura. Valorização da estrutura desde sua forma inicial. Valorizar e dinamizar o espaço construído.

2 – A necessidade de fomentar uma abordagem interdisciplinar, ou seja, um trabalho conjunto das disciplinas de projeto arquitetônico e sistemas estruturais. Fomentar as dimensões funcional e formal na pratica do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (385.8 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com