TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Usinagem

Por:   •  2/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  994 Palavras (4 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 4

1-A lima é uma ferramenta geralmente fabricada com aço-carbono temperado e cujas faces apresentam dentes cortantes chamados de picado.  

2-Quanto ao formato, inclinação do picado, quanto ao comprimento e quanto o espaçamento entre os dentes ou quantidade.

3-Não limar peças mais duras do que o material com o qual a lima foi fabricada, usar lima de tamanho compatível com o da peça a ser limada, as limas devem ser guardadas em suportes de madeira em locais protegidos contra a umidade.

4-São limas com o corpo de metal recoberto de pó de diamante fixado por meio de um aglutinante. São usadas para trabalhar em metal duro, pedra, vidro e matrizes em geral, e em ferramentaria para a fabricarão de ferramentas, moldes e matrizes em geral.

5-Para simplificar a usinagem manual de ajustagem, rebarbamento e polimento, já que esse tipo de lima é acionado por um motor facilitando desta forma o trabalho do operador.

6-Furadeira é uma máquina-ferramenta destinada a executar as operações como a furação por meio de uma ferramenta chamada broca. São elas:

         Furadeira portátil - são usadas em montagens, na execução de furos de fixação de pinos, cavilhas e parafusos em peças muito grandes como turbinas, carroceiras etc., quando há necessidade de trabalhar no próprio local devido ao difícil acesso de uma furadeira maior. São usadas também em serviços de manutenção para extração de elementos de máquina (corno parafusos, prisioneiros). Pode ser elétrica e também pneumática.  

        Furadeira de coluna - é chamada de furadeira de coluna porque seu suporte principal e uma coluna na qual estão montados o sistema de transmissão de movimento a mesa e a base. A coluna permite deslocar e girar o sistema de transmissão e a mesa, segundo o tamanho das peças.  

        Furadeira radial - é empregada para abrir furos em peças pesadas, volumosas ou difíceis de alinhar. Possui um potente braço horizontal que pode ser abaixado e levanta do e é capaz de girar em torno da coluna. Esse braço, por sua vez, contém o eixo porta ferramentas que também pode ser deslocado horizontalmente ao longo do braço. Isso permite furar em várias posições sem mover a peça. O avanço da ferramenta também é automático.

        Furadeira múltipla - possui vários fusos alinhados para executar operações sucessivas ou simultâneas em uma única peça ou em diversas pelas ao mesmo tempo. É usada em operações seriadas nas quais é preciso fazer furos de diversas medidas.

        Furadeira de fusos múltiplos - os fusos trabalham juntos, em feixes. A mesa gira sobre seu eixo central. É usada em usinagem de uma pega com vários furos e produzida em grandes quantidades de peças seriadas.  

7-Uma ferramenta de vários perfis que tem como função perfurar um material qualquer desejado.

8-Tipo h, tipo n e tipo w.

9-São brocas restritamente utilizadas para usinagens especiais, ou seja, para casos específicos. Por exemplo, a broca de centrar é usada para abrir um furo inicial que servirá como guia no local do furo que será feito pela broca helicoidal. Além de furar, esta broca produz simultaneamente chanfros, a broca escalonada ou múltipla serve para executar furos e rebaixos em uma única operação, a broca canhão tem um único fio cortante. É indicada para trabalhos especiais como furos profundos de dez a cem vezes seu diâmetro, onde não há possibilidade de usar brocas normais, a broca com furo para fluido de corte é usada em produção contínua e em alta velocidade, principalmente em furos profundos.

10- É uma ferramenta utilizada para roscar peças internamente criando o perfil desejado. 1- Fixação da peça em uma morsa, por exemplo. O furo deve ser mantido em posição vertical, 2- Seleção do macho e do desandador, adequados à operação, 3- Seleção do fluido de corte: deve-se escolher o fluido apropriado, 4- Início da abertura da rosca: deve-se introduzir o macho no furo com leve pressão, dando as voltas necessárias até o início do corte, 5- Verificação da perpendicularidade com esquadro e correção (se necessário), 6- Roscamento: os machos são introduzidos progressivamente, por meio de movimentos circulares alternativos, ou seja, de vai-e-volta. Isso é feito a fim de quebrar o cavaco e permitir a entrada do fluido de corte, 7- Passagem do segundo e terceiro machos para terminar a rosca.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com