TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos mecânicos de usinagem aplicados em peças específicas

Projeto de pesquisa: Processos mecânicos de usinagem aplicados em peças específicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.252 Palavras (6 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 6

Processos mecânicos de usinagem aplicados em peças específicas

B. S. Pereira

F. Garcia

***

1. RESUMO

Os processos de fabricação mecânica por usinagem são muitos, e a correta seleção dos mesmos para a aplicação efetiva das peças é de extrema importância para sua qualidade, eficiência e eficácia durante sua vida útil. Neste relatório temos três peças (uma came, uma engrenagem e um suporte) com dimensões já estabelecidas, e o detalhamento para cada operação de usinagem para cada peça e etapa a serem executadas.

2. INTRODUÇÃO

Este relatório visa apresentar a execução teórica de processos de produção das peças came, engrenagem e suporte. Isso é obtido através da seleção correta de cada processo para se obter um resultado satisfatório.

3. PROCESSOS IDEAIS PARA A PRODUÇÃO DE CAME, ENGRENAGEM E SUPORTE

3.1 CLASSIFICAÇÕES DE PROCESSOS

Pela classificação quanto ao processo de remoção de material, temos que a categoria do processo de fabricação é convencional; quanto à geometria da ferramenta de corte, temos as de geometria definida; quanto a finalidade de operação de corte é a de desbaste, em que a usinagem anterior ao acabamento, visa obter na peça a forma e dimensões próximas das finais.

3.2 PARÂMETROS

3.2.1 CAME

Altura/Espessura: 65 mm

Raio de deslocamento: 78 mm ( partindo do centro do furo)

Diâmetro principal: 100 mm

Diâmetro do Furo: 26 mm

3.2.2 ENGRENAGEM

Diâmetro externo: 152 mm

Altura/Espessura: 50 mm

Diâmetro do Furo: 24 mm

Tipo Dentes: Retos

Modulo: 8 mm

Nº Dentes: 17

3.2.3 SUPORTE

Altura: 51 mm

Largura: 60 mm

Espessura: 20 mm

Diâmetro do Furo: 20 mm

Distância do furo até a base: 31 mm

4. PROCESSOS UTILIZADOS PARA A OBTENÇÃO DAS PEÇAS

4.1 CAME

TORNEAMENTO

Processo mecânico de usinagem para a obtenção de superfícies de revolução com o auxílio de uma ou mais ferramentas monocortantes. No caso da peça came, por ter uma forma arredondada, porém não regular, o processo de torneamento com placa lisa ou cantoneira é o mais indicado para o início da operação de usinagem. Após este tipo de torneamento, o faceamento também será necessário, pois a peça constitui de um relevo cilíndrico.

ALARGAMENTO CILÍNDRICO DE DESBASTE

Esse processo de fabricação permite furos cilíndricos na peça e, no caso da came pretendida é o processo seguinte ao torneamento.

APLAINAMENTO DE RASGO DE CHAVETA

Podemos observar na peça, mais especificamente na parede do furo, um vazado, este pode ser obtido através do processo de aplainamento de rasgo de chaveta. Esse processo mecânico destina-se à obtenção de superfícies regradas, geradas por um movimento retilíneo da ferramenta ou da peça.

4.2 ENGRENAGEM

TORNEAMENTO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com