TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A aplicação de sistemas de informação nas forças competitivas de Porter

Pesquisas Acadêmicas: A aplicação de sistemas de informação nas forças competitivas de Porter. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/7/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.942 Palavras (20 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 20

A aplicação de sistemas de informação nas

forças competitivas de Porter

Ana Elisa Zappa Batista Ligiéro

ana.ligiero@gmail.com

FATEC-GT

Daniel Faria Chaim

chaim@fatecguaratingueta.edu.br

FATEC-GT

Fúlvia Carolina Alves Correa

fulvia.correa@gmail.com

FATEC-GT

Resumo: Em uma economia digital, competir em meio às variações do mercado é concorrer pela preferência do cliente. Saber identificar as vantagens competitivas traduzidas por Porter em: entrada de novos concorrentes, ameaças de substitutos, negociação dos compradores e fornecedores e os concorrentes rivais é fundamental quanto ao posicionamento da organização em seu segmento. A criação de estratégias empresariais alinhadas ao negócio e as vantagens que ele possa ter, atualmente não é suficiente. O acesso à informação torna-se imprescindível nesse momento, assim como sua aplicação alinhada aos objetivos empresariais, com isso, a utilização dos sistemas de informação (SI) torna-se cada vez mais comuns às empresas de sucesso. Através de um cotejo será possível destacar como os sistemas de informação contribuem para aumentar a competitividade da empresa. Com o objetivo de esclarecer a importância do conhecimento e aplicação da SI nos negócios, espera-se atingir resultados positivos quanto ao seu auxílio das ferramentas.

Palavras chave: Competitividade – Estratégia – Informação.

1. INTRODUÇÃO

A capacidade de competir em meio às frequentes variações do mercado é fundamental às empresas que concorrem pela preferência dos consumidores.

Identificar vantagens competitivas, que segundo Porter (1989), engloba cinco forças: a entrada de novos concorrentes, a ameaça de substitutos, o poder de negociação dos compradores, o poder de negociação dos fornecedores e a rivalidade entre concorrentes existentes, é a primeira questão a ser avaliada.

O posicionamento da organização com relação ao seu segmento, combinado às vantagens competitivas, criam estratégias empresariais. Estratégia definida por Andrew (1971 apud MANÃS, 2001) como “(...) o conjunto de objetivos, metas, diretrizes fundamentais e os planos para atingir esses objetivos, postulados de forma a definir em que atividade se encontra a companhia, que tipo de empresa ela é ou deseja ser”.

Segundo Porter (1989), existem três estratégias genéricas: liderança de custo, diferenciação e enfoque. Cada uma delas envolve um caminho diferente para a vantagem competitiva em busca do alvo estratégico a ser alcançado.

A segunda questão a se destacar é a análise do mercado global, facilitado por redes de comunicações avançadas principalmente pela internet, resultando no aumento pela busca da competitividade permanente.

A vantagem competitiva torna-se ainda mais importante na economia digital.

Novas práticas de negócio atreladas às ferramentas estratégicas como a utilização dos Sistemas de Informação contribuem para um aumento das vantagens competitivas da empresa.

As modernas organizações precisam competir em um mercado complexo, imprevisível, global, hipercompetitivo, que está mudando rapidamente e voltado para o cliente. As empresas precisam reagir rapidamente a problemas e oportunidades que estão surgindo nesse ambiente dinâmico (TURBAN; RAINER; POTTER, 2007).

Quando os mercados mudam, as tecnologias proliferam, os concorrentes se multiplicam e os produtos tornam-se obsoletos quase da noite para o dia, as empresas de sucesso são aquelas que, de forma consistente, criam novos conhecimentos os disseminam profusamente por toda organização e rapidamente os incorporam em novas tecnologias e produtos (NONAKA e TAKEUCHI, 1997).

Atualmente as organizações utilizam diferentes tipos de sistemas de informação dando suporte tanto para parte da organização, quanto para organizações inteiras.

A tecnologia desempenha um papel vital em cada função e departamento das organizações modernas.

Entre o modelo das cinco forças e a utilização da tecnologia, cria-se um paralelo, e através de um cotejo, será possível analisar como os sistemas de informação contribuem para aumentar a competitividade da empresa e o resultado da implantação estratégica.

Uma estratégia competitiva é uma declaração que identifica as estratégias de uma empresa para competir, seus objetivos e os planos e políticas necessários para atingir esses objetivos (PORTER, 1985 apud TURBAN; RAINER; POTTER, 2007).

Segundo Rainer, Potter e Turban (2007), os sistemas de informação como ferramentas para o aumento do sucesso da organização, proporcionam essa vantagem aumentando seu desempenho e produtividade, ajudando assim na implementação de suas metas.

2. AS VANTAGENS COMPETITIVAS DE PORTER

Aaker (2007), afirma que a análise de um mercado deve começar com o modelo das cinco forças de Porter.

As cinco forças competitivas determinam a rentabilidade da organização por influenciar preços, custos e investimentos.

A ameaça de entrada de novos concorrentes coloca um limite nos preços e intenciona o investimento para deter entrantes. Os produtos substitutos determinam a propensão do comprador ao custo da mudança e a preços relativos a essa substituição. O poder do comprador influencia preços, dados pelas empresas, custo e investimentos, exigindo serviços excepcionais. A negociação dos fornecedores determina os custos da commodity e de outros insumos. Já a rivalidade influencia preços e custos da concorrência relativos a desenvolvimento de produto, publicidade e força de venda (PORTER, 1989).

Fonte: Adaptado de Porter (1989).

Figura 1: As Cinco Forças Competitivas que Determinam a Rentabilidade da Indústria.

O modelo ajuda na avaliação da concorrência em setor específico da empresa. Através dele é possível descrever como o poder econômico de fornecedores e clientes influenciam a capacidade de uma empresa atingir seu sucesso econômico além de fatores que levam altos níveis de competição entre concorrentes diretos. Também é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com