TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A definição de ORM

Seminário: A definição de ORM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Seminário  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 2

Questões:

a) Definição de ORM, o que é, origens, histórico.

ORM: Object Relacional Mapper ou mapeamento objeto-relacional, consiste em um framework que tem por objetivo suprir as disparidades entre o paradigma orientado a objetos e o modelo entidade-relacional, criando uma ponte entre o modelo relacional e o modelo orientado a objetos.

Por muitos anos os desenvolvedores utilizavam apenas um tipo de modelo de dados, independente da parte do aplicativo envolvido. Era comum gastar muito esforço para elaborar um modelo baseado em regras de normalização e relações. Ter todos os dados armazenados em um banco de dados relacional, em seguida, ter que extrailos e movimenta-los usando uma estrutura de memória, semelhantes a um banco de dados de memória.

O ORM - surge como uma alternativa para os desenvolvedores de sistemas que não querem abrir mão dos benefícios que a linguagem de programação orientada a objetos possui, e que também sabem que um banco de dados puramente orientado a objetos está longe de conseguir uma boa aceitação no mercado. A idéia é ter um mecanismo que faça a conversão entre objetos do sistema e as tabelas do banco de dados relacional.

b) Para que serve? Quais as vantagens e desvantagens? Porque é necessário aplicar ORM em quando trata-se de banco de dados relacional (RDBMS) mas não é necessário quando trata-se de bancos de dados orientados a objetos (OODBMS)? Pode-se falar da “object-relational impedance mismatch”

ORM, é uma técnica de desenvolvimento utilizada para reduzir a impedância da programação orientada a objetos utilizando banco de dados relacionais. O ORM reduz ao mínimo a necessidade de escrever códigos de conexão e queries SQL. Dessa forma, é possivel diminuir muito a quantidade de códigos da aplicação, gerando um código mais pratico e ampliando a possibilidade de posteriores manutenções na aplicação, no entanto é importante deixar claro que a utilização do ORM não substitui a necessidade do SQL em sua aplicação.

VANTAGENS

Produtividade – com a eliminação dos códigos SQL no código fonte, as classes passam a ser mais simples e com isso o sistema é desenvolvido em menor tempo.

Manutenibilidade – por reduzir o número de linhas do código fonte do sistema, menor será o trabalho de manutenção do sistema.

Desempenho – o tempo economizado no desenvolvimento, pode ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com