TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A forma do campo magnético da Terra

Artigo: A forma do campo magnético da Terra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/8/2014  •  Artigo  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 2

1)Introdução

O formato do campo magnético da Terra é similar àquele de uma barra magnética gigante enterrado no centro da Terra ao longo dos pólos geográficos norte e sul, ou seja , magneticamente falando , a terra se comporta como um imenso imã.Entretanto, seus pólos magnéticos não coincidem com os pólos geográficos, pois o Pólo Norte Magnético está situado a cerca de 1900 km ao sul do Pólo Norte Geográfico, a 73o de latitude N e 100o de longitude O. Assim, ao submetermos uma bússola aos efeitos do campo magnético terrestre, o seu pólo Norte não aponta na direção norte, na maioria dos locais da Terra. O ângulo de desvio da bússola do Norte verdadeiro é chamado ângulo de declinação.

O estudo das componentes horizontal e vertical do campo de indução magnética terrestre, o que inclui a orientação e quantificação do campo, é de suma importância para o desenvolvimento dos instrumentos eletrônicos, considerando que estes sofrem influencia de um campo magnético externo. O estudo destas componentes é um dos focos deste experimento.

11. Ao inverter o sentido da corrente, o campo criado no eixo da bobina possui mesmo módulo e direção, porém sentido contrário em relação ao anterior, produzido pela corrente no sentido inverso. Essa afirmação pode ser verificada pela lei de Biot-Savart. Desta forma, o vetor indução magnética resultante BRH, composto pela indução B devida à bobina e pela componente horizontal da indução magnética terrestre BTH, terá simetria em relação ao BRH anterior. A diferença se dá apenas no sentido de B, pois BTH se mantém fixo. Assim, temos que o ângulo de deflexão ’ formado entre BTH e BRH com a inversão do sentido da corrente tem o mesmo módulo que o anterior, porém está situado do outro lado do eixo norte-sul, o que na bússola representa um ângulo de mesmo valor e sinal contrário. Em outras palavras, caso a agulha da bússola esteja alinhada com o eixo da bobina ( =0º), ’ = - .

12. No experimento, pequenas diferenças entre os valores de ’ e - foram constatadas. São inúmeras as razões que podem ter causado essas diferenças, dentre elas imprecisões na leitura do amperímetro e da bússola, falhas na horizontalidade da bússola e no alinhamento da agulha com o eixo da bobina, influências de efeitos magnéticos externos, além de erros no posicionamento da bobina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com