TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Magnetismo. Campo magnético da Terra

Projeto de pesquisa: Magnetismo. Campo magnético da Terra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  766 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Ao decorrer do trabalho iremos explicar sobre o magnetismo, o campo magnético terrestre e como ele é chamado no espaço, o mecanismo responsável pelas reversões magnéticas, como o campo magnético influencia as rotas aéreas, os GPS, os pólos, e o que se supõe que aconteceria se o núcleo da terra parasse de girar.

Desenvolvimento

Em física e demais ciências naturais, magnetismo é a denominação associada ao fenômeno ou conjunto de fenômenos relacionados à atração ou repulsão observada entre determinados objetos materiais - particularmente intensas aos sentidos nos materiais ditos ímãs ou nos materiais ditos ferromagnéticos - e ainda, em perspectiva moderna, entre tais materiais e condinteração entre os dois como de origem magnética, geralmente confundindo-se com certa facilidade, aos olhos leigos, os fenômenos magnéticos e elétricos. Tais fenômenos elétricos utores de correntes elétricas - especificamente entre tais materiais e portadores de carga elétrica em movimento - ou ainda a uma das parcelas da interação total (Força de Lorentz) que estabelecem entre si os portadores de carga elétrica quando em movimento - explicitamente a parcela que mostra-se nula na ausência de movimento de um dos dois, ou de ambos, no referencial adotado. Há de se ressaltar que a simples observação de atração ou repulsão entre dois objetos não é suficiente para caracterizar a e magnéticos, apesar de hoje saber-se estarem profundamente correlacionados, têm em princípio de naturezas certamente diferentes.

O campo magnético terrestre assemelha-se a um dipolo magnético com seus pólos próximos aos pólos geográficos da Terra. Uma linha imaginária traçada entre os pólos sul e norte magnéticos apresenta uma inclinação de aproximadamente 11,3º relativa ao eixo de rotação da Terra. A teoria do dínamo é a mais aceita para explicar a origem do campo. Um campo magnético, genericamente, se estende infinitamente. Um campo magnético vai se tornando mais fraco com o aumento da distância da sua fonte. Como o efeito do campo magnético terrestre se estende por várias dezenas de milhares de quilômetros, no espaço ele é chamado de magnetosfera da Terra. A localização dos pólos não é estática, chegando a oscilar vários quilômetros por ano. Os dois pólos oscilam independentemente um do outro e não estão em posição diretamente opostas no globo. Atualmente o pólo sul magnético distancia-se mais do norte geográfico que o pólo norte magnético do pólo sul geográfico.

William Gilbert, autor de De magnete (1600: Sobre os ímãs), foi quem apresentou o primeiro estudo sistemático sobre os materiais magnéticos , que enunciou suas propriedades fundamentais e descobriu o campo magnético terrestre utilizando bússolas rudimentares.

O cientista dinamarquês Hans Christian e os britânicos Michael Faraday e James Clark Marxwell realizaram estudos que unificarm as leis da eletricidade e do magnetismo. Para o campo magnético terrestre vale imaginar que dentro da Terra existe um gigantesco imã, o pólo norte da Terra é o pólo sul magnético e o pólo sul o norte magnético. Sendo que os pólos magnéticos estão deslocados cerca de 11º a partir do eixo de rotação da Terra.

O que aconteceria se o núcleo terrestre parasse de girar?

O biólogo Wellinton Delitti, acredita que o fenômeno começaria paralisando inicialmente o sistema climático, a circulação marinha e a vida dos seres humanos. Para ele, “uma área do planeta ficaria virada para o Sol, podendo ficar exposta a altas temperaturas, assim como outra parte ficaria totalmente escura, com a possibilidade de baixíssimas temperaturas”.

Em razão disso, a possibilidade de algum ser vivo sobreviver seria bastante remota. “Talvez tivessem alguma chance os organismos que vivem no fundo do mar, próximos a abismos que expelem calor das profundezas da Terra, já que eles têm a vida baseada na quimiossíntese (que não depende da luz solar).”Apesar disso, o biólogo destacou que o mais provável seria “uma catástrofe inimaginável que destruiria todo o ecossistema terrestre”.

Já o professor Marcelo Knobel, do Instituto de Física da Unicamp, destaca que as circunstâncias do fim do movimento de rotação da Terra seriam determinantes.

"A Terra sairia de uma velocidade de aproximadamente 900 km/h (em latitude de 45°) para zero, causando uma forte freada, mas essa velocidade pode variar, dependendo da latitude."

Segundo ele, provavelmente os prédios e casas do mundo inteiro cairiam e uma espécie de terremoto assolaria a superfície terrestre. Já a gravidade não mudaria em absolutamente nada e poucas coisas seriam alteradas em relação a isso.Knobel acrescentou ainda que o conceito de dia e noite sofreria graves

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com