TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Campo magnético da Terra

Projeto de pesquisa: Campo magnético da Terra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Sabemos que todas as partículas que possuem carga elétrica geram um campo elétrico. Quando essas partículas se movem com certa velocidade elas acabam por gerar uma corrente elétrica originando, assim, um campo adicional chamado campo magnético. Os imãs são corpos de materiais ferromagnéticos (substâncias que se imantam sob influência de um campo magnético externo) que têm a capacidade de atrair outros materiais ferromagnéticos [referência: http://www.infoescola.com/fisica/ima/].

Figura 1: esquematização de um imã dipolo onde as linhas de campo saem do polo norte magnético e vão em direção ao polo sul magnético.

Sendo um dipolo, o imã possui dois polos, norte e sul, atraindo para si sempre seu oposto, Figura 1. Assim como o imã a Terra também possui um campo magnético, com seu polo norte magnético próximo ao polo sul geográfico e seu polo sul magnético próximo ao polo norte geográfico, Figura 2. Seja a parte central da Terra constituída por ferro fundido, correntes elétricas existentes dentro deste núcleo de ferro seriam as responsáveis pela existência do campo magnético [referência http://www.coladaweb.com/fisica/fisica-geral/magnetismo-terrestre-campo-magnetico-da-terra].

Figura 2: ilustração do campo magnético da terrestre.

Para determinar a componente horizontal do campo magnético terrestre [1 equação Bh] foi utilizada a Bobina de Helmholtz que é capaz de produzir um campo magnético uniforme de baixa intensidade, Figura 3.

Figura 3: ilustração do campo magnético uniforme gerado pela Bobina de Helmholtz

Arranjo Experimental

, a qual consiste de duas bobinas circulares, planas, cada uma contendo N espiras com correntes fluindo no mesmo sentido, uma fonte DC com corrente variável e de uma bússola colocada no centro da bobina, que tem seu eixo orientado na direção norte-sul conforme mostra a Figura 3.

http://noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia/noticias/0,,OI3293665-EI8399,00-Por+que+os+imas+atraem+outros+objetos.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com