TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância das normas técnicas da segurança do trabalho.

Por:   •  18/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.907 Palavras (8 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 8

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS[pic 1]

CAMPUS ITUMBIARA

CURSO DE ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO

SIDNEY JOSÉ SILVA RIBEIRO

 

RELATÓRIO

A importância das normas técnicas da segurança do trabalho.

Itumbiara

2018


SIDNEY JOSÉ SILVA RIBEIRO

RELATÓRIO

A importância das normas técnicas da segurança do trabalho.

Relatório apresentado ao curso de Ergonomia e segurança do trabalho, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG, como método avaliativo do curso.

Itumbiara

2018


SUMÁRIO

1.introdução        5

2.Normas Técnicas        5

3. NR’s – NORMAS REGULAMENTADORAS        6

3.1. Espaço confinado        8

3.2. Trabalho em altura        9

4. CONCLUSÃO        10

5. BIBLIOGRAFIA        11


  1. introdução

        

        O relatório em questão explana as normas técnicas num âmbito geral, se aprofundando nas normas de regulamentação que regem a ergonomia e segurança do trabalho. Neste tópico aborda as principais normas regulamentadoras tendo como foco as NR’s 35 e 33

2.Normas Técnicas

        As normas são leis utilizadas para padronizar, e indicam um padrão de qualidade. Seguir as normas de publicação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é importante para não existirem conflitos e a padronização ajuda ainda na comparação de pesquisas relacionadas a um mesmo assunto. Seguir as Normas Regulamentadoras (NR’s) é imprescindível ao empregado e empregador para que o a segurança do trabalhador seja garantida, já que elas têm o intuito de “minimizar”, ou mesmo “evitar”, mas de preferência “extinguir” todo e qualquer tipo de acidentes de trabalho, no ambiente laboral.

        As Normas Técnicas possuem níveis diferentes de abrangência, são eles:[pic 2]

  • Nível Internacional: Normas técnicas, de abrangência mundial, estabelecidas por um Organismo Internacional de Normalização. São reconhecidas pela Organização internacional.

        Exemplo: ISO – International Organization for Standardisation

  • Nível Nacional: Normas elaboradas pelas partes interessadas (governo, industrias, consumidores e comunidade cientifica de um país) e emitidas por um Organismo Nacional de Normalização, reconhecido como autoridade para torná-las públicas. Normalmente são voluntárias, isto é, cabe aos agentes econômicos decidirem se as usam ou não como referência técnica para uma transação.[pic 3]

        Exemplo: ABNT – Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas ou DIN – Associação alemã de Normas Técnicas.

[pic 4]

  • Nível Regional: Normas técnicas estabelecidas por um Organismo Regional de Normalização para aplicação num conjunto de países (uma região como a Europa ou o Mercosul). São denominados Normas Regionais e aplicáveis ao conjunto de países representados no Organismo Regional.

        Exemplo: AMN – Normas da Associação Mercosul de normalização ou CEN – Comitê Europeu de Normalização.

  • Nível Empresarial: Normas elaboradas por uma empresa ou grupo de empresas com a finalidade de orientar as compras, a fabricação, as vendas e outras operações.

        Exemplo: Normas Petrobras ou procedimentos de gestão de qualidade.[pic 5]

  • Nível de Associação: Normas desenvolvidas no âmbito de entidades associativas e técnicas para o uso de seus associados. Também, chegam a ser utilizadas de forma mais ampla, podendo se tornar referências importantes no comércio, em geral.

        Exemplo: ASTM – American Society for Testing and Materials.

        Participar da normalização internacional é de grande valia para um país, pois, isso significa influir no conteúdo das normas internacionais, que cada vez afetam mais os mercados, seja tanto no internacional, quanto no próprio mercado nacional. Além disso participar da normalização nacional lhe garante a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento tecnológico internacional, podendo até mesmo, associar essa participação um processo importante na transferência de tecnologia.

        

3. NR’s – NORMAS REGULAMENTADORAS[pic 6]

        As normas regulamentadoras (NR’s) são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos de administração direta e indireta, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Tratam-se de orientações trabalhistas sobre procedimentos obrigatórios relacionados à saúde e à segurança do empregado. Ao todo são 36 normas que as empresas devem seguir para atuar dentro da legalidade. Cada uma possui seus próprios parâmetros de regulamentação, com o objetivo de prevenir acidentes e doenças provocadas pelo trabalho.

        As NR’s servem como um norte, uma bússola que orienta as ações dos empregados para tornar os ambientes mais saudáveis e seguros. Elas promovem e preservam a integridade física do trabalhador, estabelecem a regulamentação da legislação pertinente à segurança e medicina do trabalho, além de instituir políticas sobre esses assuntos dentro das empresas.

        Ao longo da história, várias pessoas morreram ou tiveram sérios problemas de saúde, devido à precariedade das condições laborais, negligência dos trabalhadores em cumprirem seus papeis na organização, mas, principalmente por não atenderem as orientações das NR’s, no contexto da segurança do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (537.1 Kb)   docx (520.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com