TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A possibilidade de usar VoIP

Resenha: A possibilidade de usar VoIP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Resenha  •  226 Palavras (1 Páginas)  •  299 Visualizações

Está cada vez mais próxima da realidade corporativa a possibilidade de usar VoIP (Voz sobre IP) de forma móvel, em dispositivos como notebooks, PDAs e celulares dual-mode, aparelhos bilíngües que permitem falar usando WiFi e GSM. Assim, é possível conversar de qualquer lugar do mundo sem usar os serviços de uma operadora nem encostar um dedo no aparelho fixo convencional ou num telefone IP de mesa.

Usando Voz sobre IP, os funcionários da empresa podem atender seu ramal num notebook conectado à rede WiFi. Ou usar um celular pronto para VoIP para falar com um colega de trabalho que tenha o sistema instalado. Tudo isso sem gastar um único centavo com minutos ou roaming, estejam os dois onde estiverem. Batizada de VoIP móvel ou voz móvel sobre protocolo internet, essa tecnologia é quentíssima e tem tudo para pegar nas grandes corporações.

"Trata-se de uma tendência irreversível, pois reduz custos. Cada vez mais dispositivos passarão a ter suporte à tecnologia WiFi, uma boa alternativa ao uso da rede celular", afirma Elia San Miguel, analista de telecomunicações do instituto Gartner.

Calcula-se que até 2010 o mercado de VoIP móvel deverá movimentar algo como 12 bilhões de dólares ao ano somente na Europa. Estudo da consultoria especializada Rhetorik revela que cerca de dois quintos das companhias no mundo planejam substituir suas linhas fixas e de celular por dispositivos móveis que utilizam VoIP.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com