TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A quimica na antureza

Por:   •  11/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.128 Palavras (5 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 5

AGES

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

COLEGIADO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA

AMIGA DE ABIGAIL

A QUÍMICA NA NATUREZA

Fichamento apresentado ao curso de Engenharia Agronômica da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para obtenção de nota parcial na disciplina Química Geral no 1º período, sob orientação da Prof. Ana Karla.

Paripiranga

Abril de 2016

REFERÊNCIA BILIOGRÁFICA

EMERY, Flávio da Silva; SANTOS, Gabriela Bianchi dos; BIANCHI, Rita de Cassia. A química na natureza. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2010.

TEXTO DISSERTATIVO

A obra “A química na natureza” demonstra as íntimas relações existentes entre a biologia e a química. Esse livro faz parte de uma série que possui como objetivo principal mostrar ao leitor a relevância da química no cotidiano e sua presença em diversas situações da vida humana.

Um exemplo de como a química está amplamente presente no dia a dia são as adaptações que os organismos vivos desenvolvem como forma de se defenderem de ataques dos predadores. Continuamente surgem modificações anatômicas, fisiológicas e químicas que proporcionam arsenal de defesa contra a predação. “Nada surge com um propósito. Mas quaisquer características, sejam elas anatômicas, fisiológicas ou químicas, que surjam durante o processo evolutivo e que aumentem as chances de um ser vivo deixar descendentes, serão incorporadas hereditariamente.” (EMERY; SANTOS; BIANCHI, 2010, p. 14)

Além disso, a composição química dos seres vivos necessita ser compreendida vários profissionais. Os engenheiros agrônomos, por exemplo, precisam conhecer a estrutura química das plantas, o que demonstra o quanto a química é essencial à humanidade. De acordo com os autores:

A composição química de organismos vivos pode ser dividida, de maneira geral, em três grupos: moléculas inorgânicas – aquelas que não apresentam carbono como constituinte principal de sua estrutura (salvo exceções); moléculas orgânicas – estruturas que contém carbono como elemento principal; e íons - cátions ou ânions, átomos ou grupo de átomos com carga eletrônica positiva ou negativa, respectivamente. (EMERY; SANTOS; BIANCHI, 2010, p. 14)

O engenheiro agrônomo necessita entender a composição química das plantas para que possa garantir a máxima produtividade agrícola. Isso exige conhecimentos de química, esta ciência que embora tão complexa possui amplas aplicações não apenas na Engenharia Agronômica, mas em diversos outros campos de estudo.

Ao estudar a química, descobre-se que as substâncias podem ser agrupadas em orgânicas e inorgânicas. Entre as orgânicas, estão os carboidratos, as proteínas e os lipídios. No conjunto das proteínas, têm-se os catalisadores. Os catalisadores são proteínas responsáveis por acelerar a velocidade das reações químicas no organismo. Segundo os autores:

Os catalisadores são substâncias que participam da reação, mas que não se alteram ao fim do processo. Considerando o vasto número de reações químicas na natureza, que são dependentes umas das outras e ocorrem concomitantemente, é importante que elas ocorram de forma bem rápida. (EMERY; SANTOS; BIANCHI, 2010, p.20)

        

        Os catalisadores possuem, portanto, função essencial à manutenção da vida. Além dos diversos tipos de proteínas, os carboidratos e os lipídios também possuem papel vital. A compreensão desse papel depende dos conhecimentos da biologia e da química, ciências muito dependentes uma da outra para explicar os fenômenos da natureza.

        Voltando à questão das adaptações como forma de defesa, sabe-se que são fantásticas as formas pelas quais os seres vivos se defendem de seus predadores. As defesas contam com aperfeiçoados mecanismos que se baseiam no uso de substâncias químicas. “Esse conjunto de defesas químicas apresenta uma versatilidade fascinante que auxilia não somente no combate aos predadores, como também evita infecções por vírus, bactérias ou fungos, ou mesmo a competição com outras plantas.” (EMERY; SANTOS; BIANCHI, 2010, p. 43)

Para entender determinados aspectos dos organismos vivos, os biólogos não podem dispensar o auxílio dos conhecimentos da química. Todo biólogo deve ser também, de certa forma, um químico para que possa compreender toda a complexidade dos seres vivos. Conforme Emery, Santos e Bianchi (2010), existe uma relação bem próxima entre a biologia e a química.

Tanto os animais quanto as plantas, ao longo de sua evolução, precisaram desenvolver mecanismos de defesa. A luta pela sobrevivência exigiu aperfeiçoamentos constantes por parte das diversas formas de vida. De acordo com Emery, Santos e Bianchi (2010), os animais apresentam maior número de opções de defesa do que os vegetais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (100.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com