TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A segurança ea saúde dos trabalhadores

Projeto de pesquisa: A segurança ea saúde dos trabalhadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.227 Palavras (5 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO.

Espaço Confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua.

1. INTRODUÇÃO 05

1.1 OBJETIVO................................... 06

1.2 CAMPO DE PLICAÇÃO 07

1.3 ABRANGÊNCIA 08

CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 12

OBJETIVO

Esta Norma tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaços.

CAMPO DE APLICAÇÃO

Essas atividades que envolve trabalho em espaço confinado é encontrado na áreas industriais como papel e celulose,borracha,têxtil,naval,químicas, petroquímicas,serviço em eletricidade, em gás,água e esgoto,telefonia,siderúrgicas,metalúrgicas, na manutenção, reparos, limpeza ou inspeção de equipamentos ou reservatórios, obras de construção civil.

Atividades que envolvem um grande risco aos trabalhadores, seja por falta ou excesso de oxigênio, incêndio ou explosão pela presença de gases e vapores inflamáveis, intoxicação por substância químicas, infecções por agente biológicos, afogamentos, soterramentos, quedas, choques elétricos.

EXEMPLOS:

ABRANGÊNCIA

O empregado deve cumprir a NR 33 quando um trabalhador fazer atividades em qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio, fiscalizadas pelo ministério do trabalho e emprego (MTE),o não cumprimento pode gerar multas com grau de infração em uma escala que varia de 1 a 4 de acordo com NR 28 (Fiscalização e Penalidades).

O empregador deve seguir as NBR 14.787-prevenção de acidentes, procedimentos e medidas de prevenção(ABNT).

Indicar formalmente o responsável técnico pelo cumprimento desta norma; grau de infração do não cumprimento 2.

Implementar a gestão em segurança e saúde no trabalho em espaços confinados, por medidas técnicas de prevenção, administrativas, pessoais e de emergência e salvamento, de forma a garantir permanentemente ambientes com condições adequadas de trabalho,sob grau de infração 3.

Garantir informações atualizadas sobre os riscos e medidas de controle antes de cada acesso aos espaços confinados, garantir que o acesso ao espaço confinado somente ocorra após a emissão, por escrito, da Permissão de Entrada e Trabalho, interromper todo e qualquer tipo de trabalho em caso de suspeição de condição de risco grave e iminente, procedendo ao imediato abandono do local, sob grau de infração 4.

Cabendo ao trabalhador comunicar ao Vigia e ao Supervisor de Entrada as situações de risco para sua segurança e saúde ou de terceiros, que sejam do seu conhecimento e cumprir os procedimentos e orientações recebidos nos treinamentos com relação aos espaços confinados sob grau de infração 3.

PET: Permissão de Entrada e Trabalho contém procedimentos escritos de segurança e emergência que o trabalhador deve verificar se as medidas de segurança foram implantadas e se a PET está assinada pelo Supervisor de Entrada com os riscos, procedimentos, teste em equipamentos e a PET deve ser encerrada após o término das atividades.

NBR- Norma Brasileira

ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas

MTE- Ministério do Trabalho e Emprego

MEDIDAS DE SEGURANÇA

Manter sinalização permanente junto à entrada do espaço confinado a sinalização é importante para informação e alerta quanto aos riscos em espaços confinados o isolamento é necessário para evitar que pessoas não autorizadas se aproximem do espaço confinado,sob grau de infração 3,Figura 2.

Figura 2

Todos os Supervisores de Entrada devem receber capacitação específica, com carga horária mínima de quarenta horas, sob grau de infração3.

O supervisor de entrada deve fazer testes iniciais do ar interno antes que o trabalhador entre em um espaço confinado os testes do ar interno são medições para a verificação dos níveis de oxigênio, gases e vapores tóxicos e inflamáveis, sob grau de infração 3,as medições são necessárias para que não ocorram acidentes por asfixia, intoxicação, incêndio ou explosão, figura 3.

Figura 3

Desligar a energia elétrica, trancar com chave ou cadeado e sinalizar quadros elétricos para evitar movimentação acidental de máquinas ou choques elétricos, quando o trabalhador autorizado estiver no interior do espaço confinado,grau de infração 3.

Não fazer uso de oxigênio para a ventilação de local confinado e mesmo aumenta o risco de incêndio e explosão, sob grau de infração 3.

Avaliar a atmosfera nos espaços confinados, antes da entrada de trabalhadores, para verificar se o seu interior é seguro, manter condições atmosféricas aceitáveis na entrada e durante toda a realização dos trabalhos, monitorando, ventilando, purgando, lavando ou inertizando o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com