TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Água e as propriedades químicas de sua composição

Por:   •  4/12/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.920 Palavras (12 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 12

RESUMO

A água é fonte da vida. Todos os seres humanos, animais e plantas precisam dela para sobreviver e ter qualidade de vida. Mas não se trata apenas se ter acesso à água, trata-se principalmente, de ter água de boa qualidade para consumo. Isso é importantíssimo, tendo em vista que a água de má qualidade pode trazer sérios riscos à saúde dos seres vivos que a consomem, podendo até mesmo colocar sua vida em risco. Tendo em vista esse fato, é de grande importância que a água disponível à população em geral seja tratada e com propriedades físico-químicas aceitáveis para o consumo. Portanto, este trabalho trará à vista os conceitos indispensáveis acerca desse assunto, tais como: conceito de PH da água, análises estatísticas dos dados contidos nos rótulos de algumas marcas de água mineral, cálculos que ajudam a entender a correlação entre algumas propriedades e, por fim, é apresentada uma reflexão crítica sobre a acessibilidade à água potável de qualidade.

ABSTRAT

Water is the source of life. All human beings, animals and plants need it to survive and have quality of life. But it is not just about having access to water, It is mainly about having good quality drinking water. This is very important, in view of the fact that poor water can pose serious risks to the health of living beings who consume it, even putting your life at risk. In view of this fact, it is of great importance that the water available to the general population is treated and with physicochemical properties acceptable for consumption. Therefore, this work will bring to the fore the indispensable concepts about this subject, such as: concept of water PH, statistical analyzes of the data contained in the labels of some brands of mineral water, calculations that help to understand the correlation between some properties and, lastly, is exposed a critical reflection on the accessibility to quality drinking water.

SUMARIO

1. INTRODUÇÃO 7

2. SITUAÇÃO PROBLEMA 1: CONCEITO DE PH 8

3. SITUAÇÃO PROBLEMA 2: IDENTIFICAÇÃO DOS RÓTULOS E ANÁLISE ESTATÍSTICA DOS DADOS 9

3.1. RÓTULOS DE ÁGUA MINERAL 9

3.2 INFORMAÇÕES DOS RÓTULOS 17

3.3 HISTOGRAMA 29

3.4 CÁLCULOS PH a 25°C 29

3.5 FREQUÊNCIA PH a 25°C 30

3.6 HISTOGRAMA PH a 25°C 30

3.7 CÁLCULOS CONDUTIVIDADE ELÉTRICA (µS/CM) 31

3.8 FREQUÊNCIA CONDUTIVIDADE ELÉTRICA (µS/CM) 31

3.9 HISTOGRAMA CONDUTIVIDADE ELÉTRICA (µS/CM) 32

3.10 CÁLCULOS BICARBONATO 32

3.11 FREQUÊNCIA BICARBONATO 33

3.12 HISTOGRAMA BICARBONATO 33

3.13 TENDÊNCIA CENTRAL E VARIABILIDADE 34

3.14 BOXPLOT 34

3.15 GRÁFICO DE DISPERSÃO 35

3.16 CORRELAÇÃO 37

4. SITUAÇÃO PROBLEMA 3: ANÁLISES GRÁFICAS 38

5. SITUAÇÃO PROBLEMA 4: DISPONIBILIDADE DE ÁGUA POTÁVEL 38

6. CONCLUSÃO 42

7. REFERÊNCIAS 43

1. INTRODUÇÃO

O acesso a agua potável no brasil não é uma realidade a todos os brasileiros, em pleno século XXI, ainda existem cidades inteiras sem tratamento e distribuição adequada de agua a população.

A falta de tratamento adequado, gera muitos prejuízos à saúde humana, esta quando distribuída a população acaba sendo um veículo de propagação de doenças, acabando por reduzir muito a qualidade de vida das pessoas.

Atualmente e de grande importância o controle da qualidade da agua para consumo humano, afim de se assegurar a manutenção da saúde das pessoas, para isso a ANVISA determina como deve ser o tratamento da agua que chega até nossas torneiras, eliminando as impurezas e todos os elementos nocivos à saúde, assegurando sua coloração, cheiro, acidez, etc.

É responsabilidade do Estado, fornecer agua pois se trata de um direito fundamental a vida e a saúde humana. Mesmo assim uma parcela da população ainda não tem acesso a agua potável, ficando expostos a doenças decorrentes da falta de tratamento adequado e assim muitas pessoas acabam por utilizar outros recursos como a compra de agua mineral, onde está não tem regulamentação pela ANVISA, ficando a cargo das vigilâncias sanitárias a fiscalização sobre o manuseio e envase que são determinados pelo INMETRO.

Contudo, hoje temos que procurar medidas eficazes de capitação, tratamento e distribuição de agua a população, garantindo acesso aos que ainda não tem, visando sempre eliminar ou diminuir os impactos a saúde da população.

Assim o presente trabalho tem por objetivo, a elaboração de um parecer técnico para a prefeitura de Araruna, que disponha sobre a qualidade e recomendações para consumo humano de agua potável e mineral.

A equipe de Engenheiros Sanitários será responsável por elaborar este parecer técnico a prefeitura de Araruna.

2. SITUAÇÃO PROBLEMA 1: CONCEITO DE PH

O PH é o potencial hidrogeniônico que corresponde a concentração de íons H+ na água. É definido como o logaritmo decimal de íons de hidrogênio na solução. O PH é determinado através de uma escala que varia de 0 a 14, e indica as concentrações de íons H+ E OH-.

A escala de PH da água é:

- 0 a 6,5: água ácida;

- 6,5 a 7: levemente ácida;

- 7: neutra;

- 7,1 a 7,5: levemente alcalina;

- 7,5 a 14: alcalina.

Sua medida fornece inúmeras informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (583.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com