TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A água tem grande valor para os seres humanos podendo ser utilizada na manutenção da saúde pública

Por:   •  19/9/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.263 Palavras (6 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVAG - CENTRO UNIVERSITÁRIO

GPA - CIÊNCIAS AGRARIAS, BIOLÓGICAS E ENGENHARIAS.

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL

HIDRAULICA II

DOCENTE: TAUANA ROSA

AFERIÇÃO DE VAZÃO

Relatório técnico-científico apresentado como instrumento avaliativo para composição da nota parcial da disciplina “HIDROLOGIA II”.

Discentes: 

Hermes Domingos de Moraes Junior

Michel Mendes Marciano

Pedro de Moura Teixeira

Rafael Luis Leite Grillo

Renan Almeida Ricartes

Wallason Richer Raimundo Ribeiro de Souza

Turma: ENC142AN

        

Várzea Grande, 2017/1

RESUMO

O ensaio realizado tem por objetivo determinar a vazão de um córrego.  

SUMÁRIO

I. Introdução        4

II. Material e Método        5

IV. Resultados e Discussões        7

V. Fotos        9

VI. Considerações Finais        10

VII.  Referências Bibliográficas        11

I. Introdução

A água tem grande valor para os seres humanos podendo ser utilizada na manutenção da saúde pública, desenvolvimento econômico, recreação e preservação do equilíbrio ecológico e para manter essas funções a água depende da manutenção das suas características hidrológicas morfológica, química e ecológica. Para o uso continuado da água para hoje e as futuras gerações é necessário um balanço entre sua utilização e manutenção da sua estrutura. (BENETTI ET.AL., 2003)

Um dos aspectos que mantém a qualidade da água e a sua continuidade é a bacia hidrográfica considerada como uma unidade geomorfológica fundamental da superfície terrestre, pois suas características são responsáveis por todo o fluxo de água presente na sua bacia. (TORRE ET.AL., 2010)

O consumo global de água dobra a cada 20 anos, mais de duas vezes a taxa de crescimento da população e o aumento da poluição em todo o planeta a disponibilidade de água doce vem diminuindo drasticamente e para uma boa gestão desses recursos é imprescindível a quantificação e o gerenciamento quali-quantitativos dos recursos hídricos. (MALDONADO ET AL., 2015)

A obtenção de dados fluviométricos normalmente tem um alto custo, portanto foram desenvolvidos diversos métodos teóricos para auxiliar na obtenção desses dados como por exemplo, regionalização de vazão, vazões de referência como a Q7,10 (vazão de 7 dias consecutivos em 10 anos) e Q90 (vazão com 90% de probabilidade de ocorrer) entre outros métodos. (MALDONADO ET AL., 2015)

O clima influencia diretamente na vazão do curso d`água, na época de chuva a vazão aumenta enquanto na de estiagem a vazão diminui, a medição dessa variação de vazão durante o ano é importante pois influencia na qualidade da água e nos organismos vivos que nela vivem além de auxiliar no planejamento urbano prevendo possíveis enchentes. (BONIFACIO & FREIRE, 2013)

        Uma das variáveis hidrológicas mais importante é a vazão e os primeiros métodos para se obter a vazão dos rios foi desenvolvimento por Leonardo da Vinci com flutuadores e aperfeiçoado durante os anos. (MALDONADO ET AL., 2015)

        O método mais utilizado para estimativa de vazão é o molinete hidrométrico, porém existem outros forma de estimar a vazão, como   Acoustic Doppler Current Profiler - ADCPs e eletromagnéticos, vertedouros e os tipos volumétricos, flutuador, traçador e radar. (BONIFACIO & FREIRE, 2013)

        Neste trabalho o objetivo é verificar a eficiência do método do flutuador em um trecho do Rio Coxipó.

II. Material e Método

A medição da vazão foi realizada no em um treco do Rio Coxipó localizado na área rural do município de Cuiabá-MT. (Figura 1 e 2)

[pic 1]

Figura 1. Vista do trecho do Rio Coxipó

[pic 2]

Figura 2. Rio Coxipó e seus afluentes que desagua no Rio Cuiabá

Como o método do flutuador utiliza a razão velocidade e área foi necessário determinar uma seção transversal do trecho, obtendo a largura do rio com o auxilio de uma trena. Essa seção foi dividida em uma serie de verticais a cada 2 metros onde foram medidas a suas profundidades. (figura 3)

        Para o cálculo da área da seção transversal foi considerado como sendo trapezoidal (Eq.1)

[pic 3]

Em que:

At = Área da seção transversal (m2)

B = Base maior.

b = Base menor

h = profundidade  

[pic 4]

Figura 3 – Exemplo da definição da área da seção transversal. (FONTE Bonifacio)

Para obter a velocidade do curso d’água foi escolhido como objeto flutuante uma garrafa pet e determinado quanto tempo levou para que o objeto flutuante percorresse a distância entre a seção a montante e a jusante (16m) em uma seria de 3 repetições. Com essa metodologia se faz necessário uma correção da velocidade encontrada pelo flutuador, considerando a velocidade real do curso d`água como sendo 80% da velocidade do flutuador.

A vazão é dada pelo produto da velocidade média corrigida pela área da seção transversal. (Eq.2)

[pic 5]

Em que:

Qtotal = vazão total (m3/s)

Vc = velocidade corrigada (m/s)

At = Área da seção transversal.

IV. Resultados e Discussões

A área da seção transversal foi calculada por Autocad. Abaixo segue as medidas que foram colhidas em campo, o rio tinha uma largura total de 24m. O resultado da área foi de 17,81m², com um perímetro de 48,2m.

[pic 6]

Para obter a velocidade do curso d’água foi realizado uma séria de 3 repetições, tirando a média entre elas. Com essa metodologia se faz necessário uma correção da velocidade encontrada pelo flutuador, considerando a velocidade real do curso d`água como sendo 80% da velocidade do flutuador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (318.2 Kb)   docx (732 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com