TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADM Banco De Dados

Artigo: ADM Banco De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 3

O Data Warehouse é um sistema de computação que da a possibilidade de analisar grandes volumes de dados, funciona como um depósito de dados digitais que serve para guardar informações detalhadas relativas à atividade de uma empresa, criando e organizando relatórios através de históricos que são depois usados pela empresa para ajudar a tomar decisões importantes com base nos fatos apresentados.

O DW serve para recolher informações de uma empresa para que essa possa controlar melhor um determinado processo, disponibilizando uma maior flexibilidade nas pesquisas e nas informações que necessitam.

Para além de manter um histórico de informações, o Data Warehouse cria padrões melhorando os dados analisados de todos os sistemas, corrigindo os erros e reestruturando os dados sem afetar o sistema de operação, apresentando somente um modelo final e organizado para a análise.

O DW surgiu como conceito acadêmico na década de 80.Com o amadurecimento dos sistemas de informação empresariais, as necessidades de análise dos dados cresceram paralelamente. Os sistemas OLTP não conseguiam cumprir a tarefa de análise com a simples geração de relatórios. Nesse contexto, a implementação do DW passou a se tornar realidade nas grandes corporações.

2-

TABELA FATO

Em um DW, uma tabela que armazena os valores detalhados de medidas, ou fatos, é chamado de tabela de fatos. Por exemplo, uma tabela que armazene Quantidade, Valor Total e Produto, conforme abaixo:

Nas linhas de exemplo de uma tabela fato, as duas primeiras colunas, Produto e Mês, são colunas chaves. As outras colunas, Quantidade e Valor Total, possuem valores de medidas. Em uma tabela fato cada medida contém uma coluna.

O exemplo anterior mostra o layout conceitual de uma tabela fato. Na verdade, uma tabela fato quase sempre usa uma chave do tipo inteiro para cada membro, ao invés de um nome descritivo. O uso de uma chave do tipo inteiro pode reduzir consideravelmente o tamanho da tabela Fato, layout real de uma tabela fato poderia ser mais parecido com a tabela abaixo:

Quando se coloca chave do tipo inteiro na tabela fato, os títulos dos membros da dimensão têm que ser colocado em uma tabela diferente, uma tabela de Dimensão.

Normalmente terá uma tabela dimensão para cada dimensão representada em uma tabela Fato.

TABELA DIMENSÃO

Uma tabela de Dimensão possui o nome específico de cada membro da dimensão. O nome membro da dimensão é denominado Atributo,

Por exemplo, se existir tiver três produtos em uma dimensão Produto, a tabela dimensão seria como essa:

Nome Produto é um atributo, ProdutoID é um atributo-chave. Em um DW, o atributo-chave em uma dimensão deve conter um valor exclusivo para cada membro da dimensão. Em termos de banco de dados relacional, este atributo-chave é denominado chave primária. Além de tornar a tabela fato menor, mover informações sobre dimensão para uma tabela separada tem uma vantagem adicional: poderão ser adicionadas novas informações sobre cada membro da dimensão. Por exemplo, Categoria, veja abaixo

Categoria agora é um atributo: adicional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com