TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADS 2013 4º Semestre Portifolio

Dissertações: ADS 2013 4º Semestre Portifolio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  1.206 Palavras (5 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 OBEJTIVO 4

3 DESENVOLVIMENTO 5

3.1 BANCO DE DADOS ORIENTADOS A OBJETOS 5

3.1.1 Aplicações e Mecanismos 5

3.1.2 Diferenças entre banco de dados 5

3.2 MAPEAMENTO OBJETO RELACIONAL 6

3.2.1 Desenvolvendo Modelos Orientados a Objeto 7

3.2.2 Finalidade de Utilização ORM 7

3.2.3 Algumas Ferramentas 7

3.2.4 Vantagens e Desvantagens de Usar ORM 7

CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

A pesquisa bibliográfica busca apresentar e descrever as principais características de alguns sistemas orientados a objetos, banco de dados orientado a objetos, banco de dados Relacionais e alguns ORM, mostrando de forma sucinta as características atribuídas a cada um, visando de forma objetiva familiarizar o leitor com o assunto.

Conhecer as características dos Banco de dados orientados a objetos é inevitável para que saibamos qual e quando usar. Observaremos na sequência, cada um tem uma função pré-definida e se mau escolhido acarreta em prejuízo para organizações e/ou empresas.

O Avanço ocorre cada vez mais rápido, a cada novo passo nos degrais da evolução do mundo digital, mais rápido se alcança o próximo degrau, cada vez mais rápidos, aceleram o processo de pesquisa e desenvolvimento de produtos melhores.

2 OBEJTIVO

O Objetivo deste trabalho é aprender, trabalhar, praticar e memorizar informações referente a Banco de Dados e Mapeamento Objeto Relacional.

Conseguir transmitir algum conhecimento sobre o assunto abordado nos temas a qual o trabalho se refere.

3 DESENVOLVIMENTO

Agora abaixo vamos relatar as principais características de bancos de dados orientados a objetos e mapeamento de objeto relacional.

3.1 BANCO DE DADOS ORIENTADOS A OBJETOS

Um banco de dados orientado a objetos é um banco de dados em que cada informação é armazenada na forma de objeto, ou seja, utiliza estrutura de dados denominada Orientação a objetos, a qual permeia as linguagens mais modernas. O gerenciador de banco de dados para um orientado a objetos, é referenciado por vários BDOO ou OODBMS.

Existem dois fatores principais que levam a adoção ,da tecnologia de banco de dados orientados a objetos.

1º A primeira, é que em um banco de dados relacional se torna difícil de manipular dados complexos (dificuldade esta que se da pois o modelo relacional se baseia menos no senso comum relativo ao modelo de dados necessário ao projeto e mais nas contingências práticas do armazenamento eletrônico.

2º Os dados são geralmente manipulados pela aplicação escrita usando linguagens de programação orientada a objetos, como C++, C#, JAVA, PHYTON OU DELPHI (Obejto Pascal), e o código precisa ser traduzido entre representação do dado e as tuplas da tabela relacional, o jque além de ser uma operação tediosa de ser escrita, consome tempo.

3.1.1 Aplicações e Mecanismos

Armazenar em forma de objetos e utilizando estrutura de dados denominado orientação de objetos.

3.1.2 Diferenças entre banco de dados

Um banco de dados relacional é um banco de dados onde as informações são armazenadas na forma de registro em tabelas, cada registro contendo uma chave primaria única que o identifica dentro da tabela, e cada tabela contendo um nome único que o identifica no banco

Em um banco de dados orientados a objetos, os dados são guardados como propriedades de objetos, e só podem ser manipulados pelos métodos definitivos na classe que define o objeto.

Um banco de dados relacional-objeto (ou relacional estendido) é uma mistura de ambos: sua base é a de um banco relacional, com funcionalidades implementadas para permitir a gravação e recuperação de dados também na forma de objetos, e não só como registro em tabelas.

3.2 MAPEAMENTO OBJETO RELACIONAL

É uma técnica de desenvolvimento utilizada para reduzir a impedância da programação orientada a objetos utilizando banco de dados relacionais, As tabelas do banco de dados são representadas através de classes e os registros de cada tabela são representados como instancias das classes correspondentes.

Com esta técnica, o programados não precisa se preocupar com os comando de linguagens SQL; ele irá usar uma interface de programação simples que faz todo o trabalho de persistência.

Não é necessária uma correspondência direta entre as tabelas de dados e as classes do programa. A relação entre as tabelas onde originam os dados e o objeto que os disponibiliza é configurada pelo programador, isolando o código do programa das alterações a organização dos dados nas tabelas do banco de dados.

A forma como o mapeamento é configurado depende da ferramenta que estamos a usar. Como por exemplo, o programador hibernate na linguagem java, pode usar XML ou o sistema de anotações que a linguagem providencia.

3.2.1 Desenvolvendo Modelos Orientados a Objeto

Com esta técnica, o programador não precisa se preocupar com os comando em linguagem SQL; ele irá usar uma interface de programação simples que faz todo o trabalho de persistência; na verdade serve como um elo entre a linguagem orientada a objeto e o sitema de persistência do banco de dados relacional.

Não é necessária uma correspondência direta entre as tabelas de dados e as classes do sistema. A relação entre as tabelas originam dados e o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com