TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rh4 Semestre Portifolio Individual

Dissertações: Rh4 Semestre Portifolio Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  2.581 Palavras (11 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 11

O presente trabalho tem por objetivo demonstrar a importância do Departamento de Recursos Humanos Estratégico nas Organizações do Século XXI, para isso foi feito um breve histórico do que significa Planejamento Estratégico, sua importância para as organizações. O novo papel dos Recursos Humanos, alinhado a estratégia das organizações. Trata-se de um Departamento de Recursos Humanos, organizado e eficiente caminhando junto com os principais objetivos organizacionais, e com a missão de contribuir para preparação de pessoas bem treinadas, motivadas, organizadas, e também criar um melhor ambiente de trabalho com intuito de adquirir e reter os melhores talentos disponíveis no mercado. O DRH estratégico deve estar preparado para participar das tomadas de decisão em conjunto com a alta cúpula da organização, dando opiniões e sugestões sobre os diversos assuntos que envolvam osprincipais objetivos da organização, e procurando sempre disseminar entre os demais departamentos a missão visão e valores, para que estes possam caminhar juntos e de forma estratégica, criando planos de ação no sentido de estar alinhado aos planos estratégicos da empresa na busca de seu principal objetivo. A partir do momento que todas as organizações, enxergarem e admitirem a real importância de ter o Departamento de Recursos Humanos como um parceiro para contribuir de forma estratégica na busca de seus objetivos, o DRH passará a ser visto não mais como um departamento operacional, mas sim como departamento estratégico.

PALAVRAS-CHAVE: Planejamento Estratégico, Novo Papel do RH, Cultura Organizacional, Estratégia de Recursos Humanos

1 – INTRODUÇÃO

Devido às mudanças advindas da globalização, daí a importância de um Departamento de Recursos Humanos estratégicos nas organizações do século XXI, o objetivo deste artigo é tornar publico para o conhecimento dos interessados qual deve ser o papel de um Departamento de Recursos Humanos, voltado para estratégia de uma organização, estimulando aos acadêmicos de Gestão de Recursos Humanos escolherem a melhor forma de contribuir para que o Departamento de Recursos Humanos de sua organização possa estar sempre envolvido nos processos estratégicos visando agregar valor ao negócio e as pessoas.

No desenvolvimento do trabalho através das pesquisas é possível verificar a importância do planejamento estratégico para as organizações, e que forma uma boa estratégia pode contribuir para o sucesso e a sobrevivência de uma organização, e também divulgar as diversas formas e ações quepodem ser tomadas por parte do DRH no sentido de contribuir para que as organizações possam planejar, sabendo que poderão contar com a contribuição do DRH para que tudo aquilo que foi planejado se torne realidade, divulgando entre os demais departamentos as formas de prepararem seus planos de ações alinhado aos planos da organização e também como preparar e conduzir sua equipe neste mesmo sentido.

Apresenta-se também o novo papel do Departamento de Recursos Humanos, como um departamento criativo e inovador que tem como missão divulgar e traçar planos de ações entre os demais departamentos, para que esses possam conduzir suas equipes, de forma a caminharem juntos em busca do objetivo principal da organização.

2 – FUNDAMENTAÇÃO TERÓRICA

Planejamento estratégico trata-se de um conjunto de planos de ação, com veremos a seguir: A partir de 1950, teve grande receptividade o planejamento de longo prazo desenvolvido por Igor Ansoff, onde se tentava antecipar o crescimento e a complexidade administrativa. Nas décadas de 60 e 70, surgiu o termo planejamento estratégico que se ocupa com ofensivas variáveis e com habilidades estratégicas. A partir da 1980, o planejamento estratégico passa por mais uma mudança e tem seu foco na administração estratégica de mercado, ANSOFF (1990).

As estratégias globais de uma organização. Geralmente, são definidas pela alta cúpula administrativa, que escolhe e planeja meios para atingir as metas da organização (Oliveira, 2007).

Oliveira (2007) amplia esta noção ao ressaltar a fundamental importância da elaboração de estratégias bem organizadas e coesas na criação de um projeto deempresa no qual culmine os interesses dos principais atores envolvidos.

A cultura organizacional pode ser um fator de sucesso ou de fracasso das organizações. Ela pode ser flexível e impulsionar a organização, como também pode ser rígida e travar o seu desenvolvimento. A parte mais visível da Cultura – a ponta externa do iceberg -, em que estão os padrões e estilos de comportamento dos funcionários, é a mais fácil de mudar. Contudo, no nível invisível, estão os valores compartilhados e pressuposições desenvolvidas ao longo da historia da organização. Esse segundo nível é mais difícil de mudar. (CHIAVENATO, 2009, P 177).

A estratégia define o comportamento da organização em um mundo mutável, dinâmico e competitivo. A estratégia é condicionada pela missão organizacional, pela visão do futuro e pelos objetivos principais da organização. (CHIAVENATO, 2009, p. 62).

Segundo Chiavenato (2004), estamos vivendo a era da informação, houve mudanças rápidas, imprevistas e inesperadas na sociedade. O mundo se tornou uma aldeia global , onde a informação cruza o planeta em milésimo de segundos. Com isto vimos o surgimento da globalização da economia. A competitividade tornou-se mais intensa entre as organizações, por isso elas necessitam ser mais ágeis e inovadoras para suportarem as novas ameaças e oportunidades do mercado.

Segundo Campos (1995) Dando consultoria e apoio técnico aos diretores, gerentes e supervisores nos assuntos relativos ao DRH para que cada um possa montar seu plano de ação, plano de treinamento e conduzir sua equipe de forma estratégica, alinhado aos objetivos da organização.

3 – METODOLOGIA

Pararealização deste artigo foi necessário utilizar-se da Pesquisa bibliográfica, que se trata de um estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado através de livros, revistas, redes eletrônicas (internet). A escolha por este tipo de metodologia foi devido ao tipo de tema escolhido para elaboração do artigo.

4 – DESENVOLVIMENTO

4.1 – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Planejamento Estratégico trata-se de um conjunto de planos de ações que devem contribuir para o futuro da organização, esse tipo de planejamento começou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com