TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE ESTRUTURAL: Dimensionamento de Lajes e Vigas de um Pavimento

Por:   •  29/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  10.764 Palavras (44 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 44

[pic 1]

UNIVISA- CENTRO UNIVERSITÁRIO DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

DAIVD HARRISON ARRUDA DE MOURA SILVA

PAULO HENRIQUE SALES XAVIER

ANÁLISE ESTRUTURAL: Dimensionamento de lajes e vigas de um pavimento tipo de um edifício com 5 pavimentos multifamiliar.

Vitória de Santo Antão

2019

DAIVD HARRISON ARRUDA DE MOURA SILVA

PAULO HENRIQUE SALES XAVIER

ANÁLISE ESTRUTURAL: Dimensionamento de lajes e vigas de um pavimento tipo de um edifício com 5 pavimentos multifamiliar.

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Departamento de Engenharia Civil da Univisa – Centro Universitário da Vitória de Santo Antão, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil.

Área de Concentração: Análise estrutural.

Orientador: Profº Msc. Ricardo Gomes Duarte Freire

Vitória de Santo Antão

2019

Catalogação na fonte:

[pic 2]

        Dedicamos esse trabalho primeiramente a Deus, aos familiares e amigos, que nos apoiaram no decorrer dessa difícil caminhada. Os professores e coordenadores, em especial a Cida, diretora financeira da UNIVISA – Centro Universitário da Vitória de Santo Antão que compartilharam o máximo de conhecimento possível, diante do tempo curto e as dificuldades que enfrentamos durante o curso.

AGRADECIMENTOS

Agradecemos a Deus pela oportunidade que nos foi concedida em podermos chegar até aqui e apresentarmos esse trabalho com a intenção de concluir o curso de Engenharia Civil. Agradecemos também aos nossos familiares, aos professores em especial ao primeiro coordenador do curso Márcio Santana, que conosco desbravou e enfrentou as dificuldades de instalar e oferecer o primeiro curso de engenharia da cidade de Vitória de Santo Antão-PE.

        Ao tocante de nossos familiares podemos afirmar que foi fundamental toda o apoio e compreensão dada, principalmente nossos pais e esposas, que entenderam e nos deram todo suporte possível ao alcance deles. Foram cinco longos anos de muitas viagem e desgastes nas estradas, cada dia uma aventura em busca do conhecimento, para nos tornarmos não só engenheiros civis, mas também profissionais conscientes com os nossos deveres diante da sociedade. Engenharia, antes de tudo é buscar soluções que sejam eficientes e não causem desconforto algum pro dia a dia da sociedade.

Impossível não enaltecer a Univisa, principalmente na pessoa da Diretora Financeira Cida, que além de buscar melhorias todo o tempo, para melhor acomodação e condições para cursar disciplinas do curso, também, tem em sua pauta de trabalho a manutenção do aluno na instituição, proporcionando condições para que o aluno não só permaneça como também possa atender às expectativas do corpo docente em relação a aprendizagem dos alunos, e assim possamos nos tornar bons profissionais para um mercado cada vez mais exigente e competitivo.

O engenheiro, por sua vez, fala pouco porque tem receio de emitir uma afirmação que não possa provar, enquanto os opositores criam factoides e parecem saber mais, ainda que estejam mentindo. O engenheiro não mente.

(Francisco Luiz Sibut Gomide)

RESUMO  

        O trabalho tem como intenção a concepção de um projeto de dimensionamento estrutural para um pavimento tipo de um empreendimento multifamiliar, tendo 5 pavimentos, sendo o térreo para estacionamento e os outros 4 pavimentos com 16 apartamentos, sendo 4 por andar. Onde serão apresentados o levantamento das cargas de utilização da estrutura e os cálculos de lajes, vigas, em seguida serão feitos estudos para garantir a indeslocabilidade da estrutura.

        Será verificada a estabilidade da estrutura, em sequência serão calculadas as cargas sobre a laje, os esforços causados por esse carregamento, as reações de apoio de cada laje, também serão verificadas as flechas. Além disso, será feito o dimensionamento das armaduras que serão utilizadas no projeto. Por fim, será mostrado o detalhamento do projeto estrutural desse prédio, desde as formas, as armaduras usadas, seja laje, vigas. Todo o trabalho tem como base o conhecimento adquirido no decorrer da graduação e as normas pertencentes a ABNT, que serão discutidas no decorrer do mesmo e estarão dispostas na bibliografia. O dimensionamento estrutural será feito de forma manual, com o auxílio de alguns programas como o MathCAD e Ftool, para obtenção dos esforços, visto que esse não é o objetivo do trabalho, e sim o dimensionamento.

        Vale a pena salientar que alguns programas comerciais, fariam com que esse dimensionamento fosse realizado de forma mais rápida, entretanto, o programa executaria apenas os cálculos, sem analisar a estrutura e seu uso de fato. Logo a ideia de fazer o trabalho de forma manual é identificar e solucionar quando for o caso as particularidades ou problemas da estrutura a partir do seu uso, analisando-a como uma estrutura monolítica.

Palavras-chave: Estabilidade, Dimensionamento Estrutural, Detalhamento De Armadura.

ABSTRACT

        The work intends to design a structural sizing project for a type floor of a multifamily venture, having 5 floors, the ground floor for parking and the other 4 floors with 16 apartments, 4 per floor. Where will be presented the survey of the loads of use of the structure and the calculations of slabs, beams, then will be made studies to ensure the indescribability of the structure.

        The stability of the structure will be checked, sequentially the loads on the slab will be calculated, the stresses caused by this loading, the support reactions of each slab will also be checked the arrows. In addition, the design of the reinforcement that will be used in the project will be done. Finally, it will be shown the structural design details of this building, from the shapes, the reinforcement used, be it slab, beams. All work is based on the knowledge acquired during graduation and the rules pertaining to ABNT, which will be discussed during the course and will be arranged in the bibliography. Structural sizing will be done manually, with the help of some programs such as MathCAD and Ftool, to obtain the efforts, since this is not the purpose of the work, but the sizing.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.2 Kb)   pdf (872.7 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 43 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com