TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE LIQUIDEZ E PLASTICIDADE

Por:   •  10/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.116 Palavras (5 Páginas)  •  12 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE UNIDA DE CAMPINAS -FAC UNICAMPS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: MECANICA DOS SOLOS A5/ENC1

ANÁLISE DE LIQUIDEZ E PLASTICIDADE

MAIO – 2019 GOIÂNIA- GO

ANTÔNIO MARCOS RODRIGUES DA SILVA - 28202 BRUNO MENDES FERREIRA - 28672 JONH KESTRE BORGES FERREIRA - 28149 ROBERTO DE FREITAS FERRER - 31401 PEDRO HENRIQUE SANTIAGO DA SILVA - 28545

INTRODUÇÃO

MAIO-2019 GOIÂNIA – GO

Este é o segundo ensaio da disciplina de Mecânica dos solos da turma de Engenharia Civil e tem por objetivo avaliar o limite de liquidez e limite de plasticidade dos solos.

Neste trabalho será apresentado o experimento de ensaios de Limites de Atterberg realizado em laboratório. Onde visa calcular a umidade do solo utilizando os aparelhos casa grande, manômetro, stirrer.

O Limite de Atterberg é um ensaio que permite determinar os limites de consistência do solo. O termo consistência é usado para descrever um estado físico, isto é, o grau de ligação entre as partículas das substâncias. Quando aplicado aos solos finos ou coesivos, a consistência está ligada à quantidade de água existente no solo, ou seja, ao teor de umidade.

LIMITES DE LIQUIDEZ NBR-6459

É a quantidade de umidade do solo, onde o mesmo muda do estado líquido para o estado plástico, ou seja, perde a sua capacidade de fluir.

LIMITES DE PLASTICIDADE NBR –7180

É o teor de umidade no qual o solo começa a se fraturar, quando se tenta moldar com ele um cilindro de 3mm de diâmetro e aproximadamente da largura da mão (10 cm).

​OBJETIVO

Proceder à realização dos ensaios de limites de Atterberg visando obter os Valores do limite de liquidez e do limite de plasticidade do solo. Os ensaios de

determinação dos limites de consistência (limite de plasticidade, wP, e limite de liquidez, wL) realizado na aula de Laboratório de solos destinam-se a avaliar as características de plasticidade de um solo fino.

EQUIPAMENTOS UTILIZADOS

Os equipamentos utilizados neste ensaio de determinação de limites de liquidez e limite de plasticidade foram os seguintes.

MATERIAL

Água – H2O Hidrocarboneto Solo

Carboreto

EQUIPAMENTOS

Aparelho de Casagrande; Balança de pressão Cápsula de alumínio Espátula;

Escova

Esfera metal

Peneira

Stirrer

Recipiente de porcelana;

PROCEDIMENTOS UTILIZADOS

Para iniciar o experimento foi separado 500g de solo seco, o material foi obtido após ser passado na peneira de 2 mm e armazenado na peneira cega. O solo separado foi colocado em uma vasilha de porcelanato para receber a água e obter umidade, colocou- se água e mexeu-se com uma espátula até se ter uma mistura pastosa.

Após obter o solo pastoso colocou-se no aparelho de casa grande uma quantidade do material para preencher o fundo, com a ajuda da espátula deixou-se o solo uniforme e realizou-se o risco em sua superfície. Se deu início ao processo no aparelho casa grande, onde com 8 voltas a amostra se ajustou no fundo do equipamento. Pesou se 10g do solo que estava no aparelho casa grande.Pesou-se 10g de solo, colocou no stirrer junto com uma ampola de hidrocarboneto e 2 esferas, agitou-se o equipamento obteve uma pressão de 1,9 (umidade 23,4%).

Na 2° amostra avaliada colocou-se mais solo seco na amostra. Foi pego uma pequena quantidade de solo e colocada no casa grande, após 11 voltas o material se ajustou no fundo do equipamento. Pesou-se mais 10,1g de solo e colocou no stirrer junto a uma ampola de hidrocarboneto. Com 2 esfera agitou-se obtendo pressão de 1,4 (umidade 16,3%).

Na 3° amostra avaliada colocou-se mais solo seco na amostra. Foi pego uma pequena quantidade do solo, colocado no caso grande e com 21 rodadas se ajustou no fundo do equipamento. Pesou-se mais 10,5g de solo e acrescentou no stirrer junto a uma ampola de hidrocarboneto e 2 esferas, agitou-se e obteve pressão 0,35 (umidade 3,6).

Na 5° amostra avaliada colocou-se mais solo seco na amostra. Pegou-se uma pequena quantidade do solo, colocou-se no casa grande e com 25 rodadas a amostra se ajustou no fundo do equipamento. Pesou-se mais 20,8g

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (49.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com