TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DE EMISSÕES DE ETANOL-DIESEL EM UM MOTOR CICLO DIESEL

Por:   •  26/11/2019  •  Bibliografia  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 4

PRÉ-PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO

INTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA

ANALISE DE EMISSÕES DE ETANOL-DIESEL EM UM MOTOR CICLO DIESEL

ENGENHARIA MECÂNICA

 Leonardo de Paiva Vieira

Orientador Técnico:

Cristiano Brito

Orientador Metodológico:

Karina Campos

Resumo – O presente trabalho aborda um estudo do comportamento dos índices de emissão de poluentes em um motor de combustão interna do ciclo Diesel, operando com óleo diesel e com concentrações de etanol. O motor a ser utilizado no experimento é um gerador de energia monofásico da marca Branco, 110/220V, 2.2Kva e 4.7HP.

Palavras - chave: Emissões, motor, combustão interna, Diesel, Etanol, Poluentes.

  1. Introdução

Com o meio ambiente em pauta em vários segmentos que compõe uma sociedade, a busca pelo desenvolvimento sustentável pode ser considerada um dos maiores desafios do mundo moderno. No caso da indústria, o cenário se converge ao estabelecimento da excelência aliada a práticas sustentáveis modernas. (Sebrae Nacional)

A indústria automobilística pode ser vista como fonte de desenvolvimento e geração de empregos, porém, é sabido também que, os motores de combustão interna são responsáveis por emissão de poluentes durante todo o tempo de sua vida, seja durante o momento de sua operação, reabastecimento, produção e descarte. Cuddihy et al. (1981)

A fim de produzir lucros e crescer de forma sustentável, a indústria automobilística objetiva encontrar meios cada vez mais eficaz de fazer com que seus motores sejam mais eficientes, econômicos e menos poluentes. Sendo assim, por que não pensar em formas alternativas de combustível, ou mesmo uma mistura entre os existentes no mercado?

  1. Referencial Teórico

No mundo contemporâneo, uma das maiores preocupações das nações desenvolvidas tem sido estabelecer parâmetros efetivos para que sejam reduzidas as emissões de gases poluentes provenientes das indústrias, sem em contrapartida, desacelerar o avanço econômico. A prova desta afirmação pôde ser vista no último encontro do meio ambiente, realizado em Bonn, na Alemanha. Após a reunião das sete nações mais industrializadas do planeta, ficou-se acordado que as mesmas se esforçarão por reduzir gradativamente, a partir de 2019, o uso de equipamentos que produzem gases nocivos ao meio ambiente e à saúde humana. As nações em desenvolvimento, como é o caso do Brasil e Índia, por exemplo, têm até 2028 para se programarem quanto à redução desses gases.Pontes (2017).

No âmbito da indústria automobilística, os gases poluentes são gerados na fabricação dos motores e, após produzidos, os mesmos continuam a poluir devido ao seu princípio de funcionamento, que é a queima de combustíveis fósseis. SegundoT. Leggett, (2018), em motores de ignição por compressão a emissão de gases tóxicos tais como o NOx, CO e CO2 é mais crítica que em motores movidos à gasolina.Embora motores a diesel e gasolina funcionem através do mesmo princípio, que é o de transformar energia química em energia mecânica, eles o fazem de maneira diferente. Um motor a diesel deveria a princípio, usar menos combustível e produzir menos poluentes que um motor a gasolina, com a mesma potência de saída. No entanto, essa eficiência superior vem com um preço; motores a diesel produzem maiores níveis de partículas tóxica e pedaços microscópicos de fuligem que sobram do processo de combustão. Essas partículas suspensas podem facilmente penetrar nos pulmões, causando irritação e potencialmente agravar problemas respiratórios, tal como ataque de asma e, em casos mais graves, entrar na corrente sanguínea, elevando consideravelmente o risco de acidente vascular cerebral.Cuddihy et al. (1981).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (71.1 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com