TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DA VIABILIDADE DA SUBSTITUIÇÃO DE EQUIPAMENTO DE UMA FABRICA DE MOTORES A DIESEL

Por:   •  21/7/2015  •  Artigo  •  1.343 Palavras (6 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 6

ANÁLISE DA VIABILIDADE DA SUBSTITUIÇÃO DE EQUIPAMENTO DE UMA FABRICA DE MOTORES A DIESEL

SERGIO, NOGUEIRA

Universidade de Taubaté (Unitau)

E-mails: nogueira.sanches@terra.com.br

Abstract The Brazilian economy is experiencing a period of growth, and various industries seeking to improve their production costs decreasing, with an emphasis on quality and launching new products in the market. This scenario suggests that the modernization of production processes is critical to maintaining competitiveness and meet demand. The decision on replacement or maintenance of equipment in process industries demand, in most cases, a high investment and high impact. Such a decision can generate satisfactory results for the company, however, is poorly analyzed, may bring irreparable losses. In this context, the aim of this study is to investigate the feasibility analysis equipment replacement, and productivity gains resulting from such investments in a company assembly of diesel engines

Keywords  Economic Engineering; costs; Playback;

Resumo·: A economia brasileira atravessa um período de crescimento, e diversos segmentos industriais buscam aperfeiçoar suas produções diminuindo custos, dando ênfase à qualidade e lançando no mercado novos produtos. Esse cenário sugere que a modernização dos processos produtivos é de suma importância para a manutenção da competitividade e atendimento da demanda. A decisão sobre a reposição ou manutenção de equipamentos em indústrias de transformação demanda, na maioria dos casos, um investimento elevado e de alto impacto. Uma decisão desse tipo pode gerar resultados bastante satisfatórios para a empresa, entretanto, se mal analisada, pode trazer perdas irreparáveis. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é investigar a analise de viabilidade de substituição de equipamentos, e os ganhos de produtividade  desse investimento, em uma empresa de montagem de motores de a diesel.

Palavras-chave Engenharia Econômica; Custos; Playback.

  1. INTRODUÇÃO

Atualmente a economia brasileira atravessa um período de crescimento e diversos segmentos industriais buscam aperfeiçoar suas produções diminuindo custos, dando ênfase à qualidade e lançando no mercado novos produtos. Desse modo, há necessidade iminente e continua de investimentos tecnológicos neste setor para que ele se mantenha competitivo e lucrativo. A decisão sobre a reposição ou manutenção de equipamentos em indústrias de transformação demanda, na maioria dos casos, um investimento elevado e de alto impacto. Uma decisão desse tipo pode gerar resultados bastante satisfatórios para a empresa, entretanto, se mal analisada, pode trazer perdas irreparáveis e levar a empresa ao insucesso.

A Engenharia Econômica e a administração financeira compreendem os princípios e técnicas necessárias para se tomar decisões relativas à aquisição e à disposição de bens de capital, seja nas empresas de pequeno, médio e de grande porte, ela contém um conjunto de conhecimentos instrumentáveis de suma importância para a tomada de decisões, principalmente quando o assunto é investimento. A montadora em questão qual este trabalho se aplica, e que está inserida num processo de decisão sobre a reposição de equipamentos para incremento de sua produtividade. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é investigar a analise de viabilidade de substituição de

um equipamento, e os ganhos de produtividade desse investimento em uma montadora de motores a diesel situada em Mogi das Cruzes.

2. ENGENHARIA ECONÔMICA

A engenharia do processo periodicamente passa por situações de escolhas que envolvem estudos econômicos e financeiros, nos quais a rentabilidade das alternativas deve ser investigada. O objetivo da engenharia econômica, segundo Filho e Kopittke (2000) é analisar economicamente todas as decisões

sobre os investimentos. Portanto a engenharia econômica tem aplicações bastante amplas, os investimentos podem ser de entidades governamentais, particulares ou de empresas.

Os períodos de payback são comumente utilizados na avaliação de investimentos. Segundo Gitman (2004, p. 339), trata-se do tempo necessário para que a empresa recupere seu investimento inicial, calculado com suas entradas de caixa. Para Assaf Neto (2006, p. 305) payback é a determinação do tempo necessário para que o dispêndio de capital (valor do investimento) seja recuperado por meio dos benefícios incrementais líquidos de caixa (fluxos de caixa) promovidos pelo investimento.

2.1 SITUAÇÕES DE EQUIPAMENTOS

De acordo com Newman & Lavelle (2000), a substituição de um ativo existente pode ser recomendada em várias situações, incluindo obsolescência, depleção e deterioração devido ao envelhecimento.

Devemos substituir de uma máquina de lavar motores com mais de 15 anos de uso, com vazamentos e sem peças de reposição e constantes paradas prejudicando o fluxo produtivo causando grandes prejuízos.

2.2 HISTORICO DOS ULTIMOS ANOS DE PARADAS PARA MANUTENÇÃO DO EQUIPAMENTO

[pic 1]

Equipamento para em média de 34h52minutos, isso equivale a quatro motores a perdidos mensalmente.

2.2 HISTÓRICOS DOS VOLUMES E PREVISÃO DE MAIS CRESCIMENTO

[pic 2]

2.3 DEMONSTRAÇÃODE IMPACTO

[pic 3]

3. ANÁLISE DE CUSTOS

A tomada de decisão é objeto de discussão em todos os tipos de organizações - indústrias, instituições financeiras, escolas, hospitais e até mesmo órgãos públicos. Para Horngren, Datar e Foster (2004a) o objetivo principal da informação proveniente da análise de custos é auxiliar a tomada de decisão. O entendimento da informação dos custos propicia uma decisão mais fundamentada.

A mensuração dos custos é muito importante para avaliar o impacto das atividades de uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (363.4 Kb)   docx (681.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com